Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Gestores de RH devem eleger a diversidade no mundo corporativo como assunto prioritário

28 mar 2017 às 17:43
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Diretora da ABRH-PR faz suas considerações sobre o tema no mercado de trabalho

A crença de que o cuidado com os filhos é uma atribuição apenas das mães, que leva muitas pessoas a pensarem que as mulheres terão mais probabilidade de se ausentar do trabalho devido aos seus compromissos com as crianças, merece uma reflexão e deve ser discutida na sociedade e no mercado de trabalho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na opinião da psicóloga Regiane Ruivo Maturo, diretora da ABRH-PR – Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Paraná apesar de não haver registros de discriminação nas empresas de que isso aconteça é necessário que homens e mulheres revisem seus papéis e atribuições como pais e profissionais.

Leia mais:

Imagem de destaque

Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros

Imagem de destaque

IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil

Imagem de destaque

A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda

Imagem de destaque

No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica


"Assim como o mundo organizacional precisa colocar este tema em pauta para, ao invés de se discutir qual o perfil das mulheres que contratarão (com filhos/sem filhos) estruturar uma política de respeito e valorização à diversidade de gênero", provoca.

Publicidade


De acordo com Regiane, dificilmente uma candidata saberá que não foi escolhida porque tem filhos, "mas entendo que toda pessoa que se sentir discriminada em um processo de seleção tem o direito de denunciar", apoia. Porém, conseguir provas e ter sua denúncia acolhida é outra situação, compara.


Em relação às oportunidades de trabalho, Regiane coloca que se partirmos do entendimento que o senso comum e a visão machista predominam na nossa sociedade, "a mulher sempre terá menos chances e quando estão no mundo corporativo recebem menos que os homens para a realização do mesmo trabalho acentua.

Publicidade


Para Regiane os gestores de Recursos Humanos devem eleger como assunto prioritário a diversidade no mundo corporativo. "Além disso, devem discutir este tema como uma questão estratégica e de extrema relevância para os negócios", recomenda. Segundo ela, o diálogo interno em relação à temática deve ser qualificado e contar com o entendimento e apoio da alta gestão das empresas. "Para isto os gestores de RH precisam buscar informação e qualificação sobre o que está em discussão", assinala.


Regiane é formada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná, tem pós-graduada em Desenvolvimento do Potencial Humano nas Organizações pela PUC Campinas e possui certificada pelo Conservatório Nacional de Artes e Ofícios da França e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em Competência em Ergonomia para a Indústria.

Proprietária da empresa Diversa Treinamentos, especialista em Inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho, co-autora do livro Gestão de RH por Competências e a Empregabilidade da Papirus Editora, membro da ANEA – Associação Nacional de Emprego Apoiado e Diretora de Diversidade da ABRH – Paraná.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade