Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Manutenção

Calibragem dos pneus é necessária mesmo com carro parado, aponta estudo europeu

Redação Bonde com Assessoria
24 mar 2021 às 08:19
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A pandemia continua, e muitos motoristas, que cumprem o isolamento, acabam deixando o carro parado. Mas, a falta de uso pode danificar os pneus. Algumas medidas simples, como calibrá-los semanalmente ou movimentar o automóvel algumas vezes na semana, mesmo na garagem, pode ajudar não só na manutenção do funcionamento, mas também promove segurança nas vias com o retorno da rotina diária.


A Dekra Road Safety, entidade europeia especializada em segurança no trânsito, publicou um estudo em 2020 sobre a importância da pressurização adequada dos pneus. E aí está uma dúvida que aflige muitos condutores e é rodeada de mitos e opiniões diversas. A primeira delas é que "algumas pessoas conduzem seus veículos com uma pressão de enchimento menor para ter uma aderência supostamente melhor, outros aumentam a pressão em 0,5 bar, para diminuir a resistência ao rolamento e, consequentemente, o consumo de combustível", esclarece Christian Koch, especialista em pneus da entidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mas os novos testes demonstram que, quanto menor for a pressão de enchimento dos pneus, mais curta será a distância de travagem, ou seja, sua aderência ao solo. Assim, uma pressurização mais baixa do que a correta influencia muito também na segurança da condução. "Os nossos testes de condução com circulação em ziguezague e manobras de desvio, por exemplo, demonstraram que com a pressão de enchimento mais baixa também se reduz significativamente a precisão da direção". E vai além: "a sensação de condução torna-se pouco clara. O veículo reage de forma muito pesada aos comandos de direção do condutor. Em situações de velocidades mais elevadas torna-se impossível de controlar o veículo”, explica. "Além disso, o comportamento dos pneus inverte-se em piso molhado: nesses casos, é uma pressão de enchimento elevada que proporciona distâncias mais curtas de travagem", complementa Koch.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa


E como saber qual é a pressão adequada para o cada tipo de pneu e veículo? A resposta é simples: consulte o manual. Em alguns veículos um adesivo está colado na parte interna da porta ou na tampa do combustível. Luiz Antonio Campos Lima, ex-sargento da PMESP e educador de trânsito, recomenda que a manutenção semanal deve começar pelo estepe, além disso, "nunca calibre os pneus depois de ter percorrido mais de 2 km, isso pode prejudicar a calibragem, aumentando assim o desgaste desnecessário e o risco de acidentes. Se estiver viajando coloque duas libras a mais e depois, com os pneus frios, verifique a calibragem correta. Importante também fazer o rodízio dos pneus, em condições normais de uso, a cada 7.500 km”, orienta.

Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, diz que a manutenção preventiva dos veículos deve ser realizada mesmo que o veículo tenha ficado na garagem de casa. "A manutenção preventiva dos principais itens do veículo, como freio, nível de óleo e amortecedor, deve ser feita a cada 10 mil quilômetros ou a cada seis meses; esses cuidados ajudam a evitar acidentes. E é essencial que os pneus estejam sempre em boas condições e com a calibragem correta. Nossas atitudes individuais impactam na coletividade, por isso, seguir as normas de segurança é fundamental”, completa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade