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Conheça os vícios ao volante que podem prejudicar componentes do automóvel

Redação Bonde com Assessoria
08 mar 2021 às 07:15
- Pixabay
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Alguns hábitos ao volante podem prejudicar e desgastar prematuramente as peças do veículo. Isso acontece, muitas vezes, pela falta de informação sobre as práticas que comprometem o funcionamento adequado e a vida útil dos componentes do veículo.


Segundo o senso comum, algumas ações evitam danos no automóvel. Mas, na verdade, elas corroem silenciosamente a mecânica e as peças do carro.

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Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da fabricante da empresa Nakata, que fabrica peças automotivas, explica como a prática de cada um deles é prejudicial ao automóvel.

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Passar em lombadas na diagonal

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Segundo o executivo, movimentos torcionais no carro comprometem, além da carroceria, os componentes da suspensão, ocasionando travamento, empeno, folgas, e até quebras. Para manter o veículo em boas condições, é adequado passar na lombada em baixa velocidade, com as duas rodas dianteiras tocando simultaneamente o obstáculo.


Estacionar com o pneu encostado na guia

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A prática tão comum causa danos ao pneu, roda, rolamento e algumas vezes provoca empenamento de braços e barras de direção. "Pesquisas indicam que 30 cm de distância da guia é uma boa opção. Além de evitar possíveis danos, facilita a abertura da porta e manobra se o veículo estiver "prensado” entre outros dois veículos”, explica Silva.


Segurar a direção hidráulica no fim do curso por muito tempo ao manobrar

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Comportamento comum de muitos motoristas, manter a direção esterçada no fim de curso por muito tempo pode prejudicar a vida útil da junta homocinética, que tem a função de transmitir a energia fornecida pelo motor do diferencial para as rodas e permitir movimentos angulares. "Isso ocorre principalmente se o veículo tiver algum problema no alinhamento da direção. Nos casos em que é necessária essa condição, deve-se fazer a manobra em baixa velocidade.


A prática também deve ser evitada em veículos com direção hidráulica, pois nesta condição ocorre uma sobrecarga temporária da bomba. "Algumas vezes, em manobras, pode ocorrer a necessidade de esterçamento total da direção, quando isso ocorrer, deve permitir leve retorno da direção”, completa Silva.


Descer as ladeiras em ponto neutro

Mais um hábito comum cometido por motoristas nas grandes e pequenas cidades. "Além de não economizar combustível, o condutor vai provocar o desgaste de pastilhas e freios, além de poder causar acidentes por conta da inexistência do freio motor, comprometimento da estabilidade em curvas e dependendo da duração pode ocorrer o fenômeno conhecido como "fading” que é o comprometimento do sistema de freio devido à sobrecarga”, esclarece o gerente.


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