Pesquisar

Canais

Serviços

- Pixabay
Tem um aí?

Pneus velhos são recolhidos em Londrina nesta quinta-feira

Redação Bonde com N.com
25 ago 2021 às 09:17
Continua depois da publicidade

Uma coleta gratuita de pneus usados será promovida nesta quinta-feira (26), das 9h às 16h, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, que fica na avenida Henrique Mansano, 777, no jardim dos Alpes I, em Londrina. A ação da Secretaria Municipal de Ambiente objetiva dar a esses objetos sem uso o destino correto, evitando a poluição do meio ambiente.

Continua depois da publicidade


As pessoas que tiverem pneus armazenados em borracharias, oficinas mecânicas, condomínios ou casas ou em áreas irregulares, como fundos de vale, terrenos baldios ou calçadas, podem entregá-los gratuitamente durante a ação.

Continua depois da publicidade


Podem participar pessoas físicas e jurídicas, como concessionárias de veículos, borracheiros, empresas de transporte urbano, revendedores, pequenos geradores e cidadãos comuns. A gerente de Educação Ambiental da Sema, Mariza Pissinati, explicou que não há um limite de quantidade de pneus que podem ser entregues durante a ação.


O Executivo reforça que o descarte correto desses materiais é importante porque, quando jogados na natureza, os pneus podem acumular água parada, contribuindo para a proliferação de doenças, como a dengue, chikungunya, leishmaniose e giardíase.

Continua depois da publicidade


Ao parar em rios e lagos, eles contribuem para o assoreamento e enchentes e quando são queimados soltam substâncias tóxicas para a saúde humana, contaminando o ar e o lençol freático. Outro agravante é tempo que demora para esse material se decompor na natureza, podendo chegar a 600 anos.


No Brasil, anualmente, pelo menos 450 mil toneladas de pneus são descartados por ano, o que equivale a aproximadamente 90 milhões de unidades utilizadas em carros de passeio, segundo o Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

Em fevereiro de 2019, a Prefeitura de Londrina realizou uma campanha semelhante a atual, onde foram coletados 3.690 pneus. No mês de novembro de 2020, foram recebidos outros 2.229 pneus.


Continue lendo