Carreira & Empresas

O jovem no mercado de trabalho

31 dez 1969 às 21:33


Ter o ensino médio completo, boa fluência verbal e investir em cursos profissionalizantes que atendam às necessidades das empresas. Este é o perfil do jovem que os recrutadores buscam no mercado de trabalho, de acordo com a pesquisa "O problema da contratação de jovens na visão do empregador", realizada pelo Instituto de Pesquisa e Tecnologia Gerencial Aplicada (IPGA).

Segundo o estudo, que ouviu 49 profissionais da área de recursos humanos de empresas dos setores industrial, comercial e de serviços, 47% das empresas exigem que o jovem tenha, pelo menos, o ensino médio completo e cerca de 30% consideram que, além do ensino médio, deve apresentar também boa fluência verbal.


Em relação aos conhecimentos complementares, aqueles adquiridos com cursos técnicos e de capacitação, as empresas do segmento industrial buscam candidatos que tenham feito aulas de mecânica, elétrica, instrumentação, solda, caldeiraria, segurança do trabalho e informática básica.


Já as empresas do setor comercial preferem contratar pessoas com conhecimento técnico em atendimento, informática básica, técnica de vendas, qualidade total (5S) e telemarketing. Para o setor de serviços, os candidatos devem apresentar conhecimento em técnica de atendimento, informática básica e telemarketing.


As qualidades comportamentais também são apontadas pela pesquisa como o grande mantenedor do jovem no mercado de trabalho, pois os empresários não estão selecionando os candidatos apenas pelo conhecimento técnico. Entre as características pessoais que as empresas buscam nos candidatos, a responsabilidade e a proatividade (iniciativa) foram as mais citadas, com 45% de lembrança por parte dos entrevistados.

E você, o que pensa a respeito dos resultados desta pesquisa?


Continue lendo