Proprietários de bosques com vegetação nativa de bairros da região Sul de Curitiba participaram esta semana, no Parque Municipal Lago Azul, no Umbará, da primeira oficina de integração do projeto Condomínio da Biodiversidade (Conbio). A coordenação desse projeto é da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).
O objetivo foi explicar as boas práticas de conservação ambiental.Também teve um papel de divulgar e referendar as boas práticas conservacionistas implantadas pelo proprietário, que será um exemplo para o seu respectivo bairro, além de repassar conceitos sobre floresta, biodiversidade e resgate do histórico da região.A parceria com a Prefeitura de Curitiba acontece desde 2008, por meio do projeto Biocidade.
O Condomínio da Biodiversidade (ConBio) é um grupo sem fins lucrativos mantido por parcerias entre pessoas físicas, empresas, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e as instituições SPVS e Mater Natura Instituto de Estudos Ambientais. Criado a partir da preocupação com as áreas naturais remanescentes da Região Metropolitana de Curitiba, o projeto envolve mais de 300 proprietários. A meta é atingir 500 integrantes do Conbio até 2011.
Na foto, da assessoria de imprensa da SPVS, um dos grupos do encontro desenhando uma linha do tempo para relembrar a história de suas propriedades