O passeio de barco pelo mar da Galileia
É claro que quando pensamos em Terra Prometida pensamos em Jerusalém, mas se você já esteve por lá, vai me entender, a Paz que se tem na Galileia, não tem em nenhum outro lugar!
Aqui foi o lugar em que Jesus mais milagres realizou. A cada canto que andamos nesse pedacinho ao norte de Israel podemos refletir um pouco da vida de Jesus! É na Galileia que fica o Monte das Bem Aventuranças, onde foi ensinado o Sermão da Montanha. Em que está Tabgha, onde Jesus multiplicou os pães e os peixes. Cafarnaum, cidade de Pedro e palco de tantos milagres! É ainda aqui que temos a Igreja do Primado de São Pedro, lugar da confirmação de São Pedro e onde podemos tocar o mar da Galileia!
Maria Elena aos pés da Igreja do Primado de Pedro, por isso você não vê a Igreja, mas vê que atrás dela está o famoso Mar da Galileia!
Ah, esse mar! Primeiro que não é mar. É um lago banhado pelo Rio Jordão, por isso, também é conhecido como Lago de Genesaré. De uma extensão bem pequena, podemos dar uma volta (de carro, claro) em torno do lado em menos de duas horas. Mas o gostoso mesmo é dar uma volta de barco! Sabe, como Jesus fazia com os seus discípulos? Entrava no barco e seguia? Fizemos o mesmo! Entramos no barco "mar" à dentro.
Seguimos de barco, mar à dentro!
Às vezes as pessoas nos questionam se a Igreja em que este milagre aconteceu foi aqui ou mais para o lado. Se a pregação de Jesus aconteceu mesmo neste metro quadrado ou um pouco para cima. É como o Monte das Tentações que falamos no último post (Não leu? Entre aqui para ver nossa visita em Jericó). Não tem como afirmar. Vamos onde os estudos indicam. Mas o "Mar da Galileia", este não mudou! A paisagem que Jesus viu, é a mesma que vemos hoje!
Essa é a paisagem vista de dentro do Lago de Genesaré! Não transmite muita paz?
É impossível andar por este Lago e não sentir a presença de Jesus! Se você se deixar levar pelas águas, pela música, pela mensagem que foi vivida neste espaço, a conexão com o Sagrado é tão grande que não, não dá vontade de voltar para casa!
Mãe, acho que não volto mais!!! Meu Deus... como amo esse lugar!