Ao lado de Jerusalém está a cidade de Belém. Se a cidade é pequena em tamanho, em importância ela é, definitivamente, enorme! Do lado político, estamos em outro Estado. Entrar em Belém é sair de Israel para a Palestina. Essa cidade-estado faz parte de outro país, recentemente reconhecido pela ONU.
Do lado cultural, deixamos o convívio com os judeus para nos aproximarmos dos árabes! Um povo querido que nos surpreende com sua simpatia e docilidade. E do lado religioso, estamos mais próximos dos muçulmanos e dos cristãos! E a cidade reserva para nós uma pérola: o local do nascimento de Jesus!
Ao entrarmos na Igreja da Natividade encontramos toda a cultura ortodoxa. Mas os vários candelabros e velas espalhados pela igreja não nos impedem de ver os mosaicos bizantinos escondidos pelo chão, são incríveis!
E os ortodoxos, muito espertos, construíram seu altar em cima da manjedoura onde Maria teve Jesus! Para chegarmos até esse precioso cantinho, precisamos descer algumas escadas. De um lado fica a estrela onde Jesus nasceu e do outro o local reservado para a manjedoura, este espaço pertencente aos católicos.
Entrar em Belém nos traz a esperança de que um dia os povos possam conviver em harmonia. Concluímos que é somente devido a presença do sagrado que tantas culturas diferentes podem se respeitar!