Uma pausa para celebrar 40 anos de matrimônio
Esta peregrinação de Outubro que fizemos pelos santuários marianos me reservava uma missão muito especial: os pais de Danilo - marido de minha prima Ana Beatriz, comemoravam bodas de Esmeralda (40 anos de casados!), portanto precisava fazer com que essa viagem fosse ainda mais significativa para o casal. Eu já havia programado tudo, aconteceria em San Marino, durante a celebração de nossa missa em que o padre concederia uma benção especial para Elsa e Paulo.
Mas, parecia não ser o que Deus havia planejado! Ao chegarmos para celebração, a igreja estava fechada. Fiquei muito preocupada e não havia ninguém que pudesse nos ajudar. A minha cabeça já estava a mil. As nove horas quando a igreja abriu para visitação conseguimos entrar, conferi e soube que estava tudo preparado para nossa celebração, porém a sacristã responsável por abrir a igreja havia esquecido o horário combinado. Lá fui eu exercitar o dom da paciência!
Todos estavam dependendo de mim, e eu sabia que era impossível ficar sem nossa missa do domingo, portanto participamos da missa local às onze horas, celebrada em italiano e seguimos para a cidade de Assis - com aperto no coração e tentando encontrar uma solução, claro! Ao chegarmos em Assis, eu já sabia que não daria tempo de fazer a benção - por conta da programação com a guia, mas eu sabia também que deveria tentar, afinal havia me comprometido com a minha família.
Vendo meu desespero, a guia decidiu me ajudar! Um alívio! Com isso, a programação em Assis teve uma pausa maior que a prevista para a realização da benção do casal durante a visitação. O local escolhido foi a igreja de São Francisco de Assis, construída no mesmo lugar onde ficava a casa de São Francisco.
Não contei a ninguém para que fosse mais emocionante, e foi. No momento que todo o grupo saía da igreja para continuar a peregrinação, nos reunimos próximos a imagem dos pais de São Francisco de Assis, à frente da igreja. E foi muito importante para mim e para o restante do grupo que a benção fosse neste local. Assis é um dos meus lugares preferidos no mundo, onde se vivencia a simplicidade e o amor à família que foi fundamental na vida de São Francisco, também nos revelando qual nosso dever como cristãos.
Muitas vezes o senhor age de maneiras misteriosas, aos nossos olhos, para que tudo seja perfeito aos olhos dele e, assim, o sagrado foi alcançado através da nossa confiança nos planos de Deus!