Conhecendo as grandes pirâmides do Egito!
Começamos nossa viagem pelo Egito em grande estilo, visitando as famosas pirâmides de Gizé: Quéops, Quéfren e Miquerinos. Costumo dizer que viajar pelo Egito e não visitar as pirâmides é um pecado histórico! - ou um atentado contra sua professora de história!
A não ser que você nunca tenha frequentado uma sala de aula, você certamente já ouviu falar da única das 7 maravilhas do mundo antigo que ainda sobrevivem ao tempo! E que tempo! Afinal, elas devem ser de 2.550 a.C.
Decio e Marlene Rodrigues
Pois é, o que vimos nesta semana é o mesmo que Cleópatra viu quando passou pelo Cairo. A mesma imagem que Jesus certamente conheceu quando, em sua primeira infância, veio com seus pais se esconder no episódio que ficou conhecido como a Fuga para o Egito da Sagrada Família. Ao lado das pirâmides ainda fica a Esfinge. Enigmática, sempre atraiu curiosos. Você não deve imaginar, mas até Dom Pedro II resolveu vir visitá-la!
Comitiva de D.Pedro II à Esfinge de Gizé em 1872
Aqui encontramos muitas crianças humildes. Elas entram no parque das pirâmides (que fica dentro da cidade do Cairo) para vender e tentar convencer os clientes a usarem seus préstimos de fotógrafas!
Confere nas fotos um pouquinho do que elas fazem! E não é que vale a pena?
A criatividade e a rapidez com que elas conseguem posicionar a câmera para a foto ficar assim é surpreendente!
Estar aqui diante de tamanha grandeza que perdura por tanto tempo, diante de obras que nos surpreendem mesmo quando já imaginamos algo grandioso (confira o depoimento abaixo com nossa amiga Margarete Baccaro), que foram sólidas o suficiente para resistir ao homem e ao tempo, nos faz refletir que se elas resistiram, ainda mais resistiu a presença do Sagrado nesta terra. Não é à toa que depois de estar presente no Monte Sinai para Moisés, Deus volta para para selar o seu amor ao Egito quando vem na figura do menino Deus se esconder no Cairo.
PS: Ficou curioso para saber do Monte Sinai? Aguarde que subimos nele esta noite e no domingo contamos aqui como foi!