Cruzando a porta da misericórdia
Conhecer Santuários Marianos é sempre uma experiência de renovação, serenidade e testemunho. Comtemplar a simplicidade de Nossa Senhora é algo que nos faz querer mudar. E a Europa é referência para grande parte dos cristãos.
O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes fica na França. Tudo começou na Gruta de Massabielle, o local mais sujo da cidade onde supostamente viviam os indignos. Mas, esse foi o lugar onde Nossa Senhora de Lourdes apareceu pela primeira vez. O Santuário é um dos mais visitados e dos maiores centros de peregrinação do mundo.
Hoje, a gruta é dos locais mais bonitos e concorridos por peregrinos. As basílicas e as diversas capelas, o banho da purificação, a água da fonte, o belo Rio Gave de Pau que cerca a gruta e, sobretudo, a solidariedade das pessoas tornam o local único.
Já imagino que deve estar curioso para saber mais sobre o banho da purificação. Veja aqui vai um pouquinho mais sobre essa experiência e ainda um depoimento de uma de nossas peregrinas sobre o banho que purifica e edifica a alma:
Após cruzar a porta da misericórdia - entrada do Santuário - os peregrinos ficam adiante de uma enorme praça, com as Basílicas da Imaculada Conceição, Nossa Senhora do Rosário e Santa Bernadete, localizadas à frente da Gruta de Massabielle.
Por mais que eu explique como é o Santuário nada se compara com a visita ao local, sem levar em consideração toda emoção que acompanha essa peregrinação. Quando estou por lá sinto que minha oração é ainda mais poderosa e o meu encontro com o Sagrado indescritível.