Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

O Vale dos Caídos, na Espanha

07 jul 2017 às 15:18

Compartilhar notícia

- Foto: Melissa Calsavara
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Vale dos Caídos é um local construído entre 1940 e 1958 que guarda os restos mortais do General Francisco Franco e do fundador do Partido Falange Espanhola, José Antonio Primo de Rivera. Trata-se de um memorial às vítimas da guerra civil espanhola que ocorreu entre 1936-1939.


Lá estão sepultados também os mortos de ambos os lados (nacionalistas e republicanos) que se enfrentaram na citada guerra. No local encontra-se cerca de 19 arquivos com a identidade de metade destes combatentes, já outra metade é desconhecida, pois até 1983 foram recolhidos de fossas comuns existentes em várias frentes de batalha.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

No interior da montanha encontramos um túnel, o local é grande em extensão sendo até mesmo maior que o Vaticano, e lá está uma Basílica escavada na rocha, no espaço consagrado há celebrações de missas e uma comunidade responsável pela preservação do local. No altar, vemos o túmulo de José Antonio Primo de Rivera de um lado, e do outro o do General Francisco Franco.

Leia mais:

Imagem de destaque

APRENDIZADO #

Imagem de destaque

Tempo de silenciar

Imagem de destaque

UM DIA ESPECIAL

Imagem de destaque

Quaresma


O interior da Igreja é repleto de detalhes que encantam. Os mosaicos chamam a atenção em especial o da cúpula da Igreja que de um lado apresenta Deus Pai e do outro Maria com anjos entre eles. À frente do Pai temos Santos e religiosos e à frente da Virgem, os comuns. Infelizmente não é permitido fotografar o local e há vigilância todo o tempo no espaço.

Publicidade

Foto: Melissa Calsavara
Foto: Melissa Calsavara

O Vale dos Caídos é visto pela comunidade local de duas formas: como monumento exemplar das grandes obras de Franco, mas também como uma exaltação fascista, uma vez que Franco era ditador. A princípio a construção do local, feita durante o poder de Franco, foi realizada para abrigar os corpos dos combatentes, mas também havia uma intenção de exaltar seu Governo com uma construção marcante.


No último mês de Maio, uma votação realizada pelo parlamento espanhol solicitou a exumação do corpo de Franco e a transferência de seus restos para a Galícia, onde está enterrada sua esposa, já que esse era o desejo de Franco, mas que não foi atendido, e
assim tinha sido enterrado no Vale.

Publicidade

Foto: Melissa Calsavara
Foto: Melissa Calsavara

A proposta pauta-se na ideia de que o ditador é o único enterrado no local que não foi morto na Guerra, pois faleceu em 1975, e que também representa um passado recente de muita tristeza aos espanhóis. A guerra civil ainda é muito viva na memória das famílias, muitos idosos até hoje se lembram da época e de tudo o que viveram, passando de geração a geração as tristes recordações.


Para os especialistas, o corpo de José Antonio pode permanecer no Vale dos Caídos, mas fora da Basílica, junto aos demais mortos, ao contrário dos de Franco. A comissão esclareceu que para exumar o corpo de Franco é necessária uma autorização da Igreja Católica, pois a Basílica é um local de culto.


No local há também os corpos de muitos mártires cristãos que lutaram contra a guerra, pois eram combatentes; não eram republicanos, nem monarquistas, mas participaram do momento e seus corpos encontram-se no Vale dos Caídos também. A retirada do corpo de Franco pode mudar completamente o cenário do local que poderá se chamar Vale da Paz, pois Vale dos Caídos traz a conotação de um lugar de sofrimento e morte.


O Vale dos Caídos é um lugar que nos leva à reflexão sobre a Guerra Civil espanhola, que vale a pena conhecer pela sua riqueza histórica e arquitetônica.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo