Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

ATIVIDADE FÍSICA X EXERCÍCIO FÍSICO

10 jul 2016 às 23:00
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitas pessoas ainda têm duvida sobre a diferença entre Atividade Física e Exercício Físico.
Nos dias de hoje é ainda mais difícil de demonstrar essa diferença. Pois o mudo moderno exclui a Atividade Física da vida das pessoas.

A corrida pode ser tanto uma atividade física quanto um exercício físico, dependendo da forma como é praticada.
Embora parecidos na sua essência, os termos atividade física e exercício físico apresentam diferenças.
A atividade física é considerada qualquer forma de ativação muscular voluntaria, com consequente gasto calórico. Como exemplo de atividade física podemos citar: caminhar, correr, varrer a casa, lavar o carro e praticar esportes em geral. Percebe-se que, nesse caso, a atividade física pode ser voltada para o lazer ou trabalho.
O exercício físico é a organização e a sistematização da atividade física, inserindo na sua pratica o controle de variáveis relacionadas com o volume e a intensidade do esforço. Um exemplo, correr 30 minutos com a frequência cardíaca entre 140 e 150 batimentos por minuto, ou caminhar 45 minutos com velocidade de 6 km/h.
Tratando-se de exercícios voltados para saúde e qualidade de vida, a prescrição é simples. Isso ocorre pelo fato de o treinamento, nesse caso especifico não necessitar de muitas variações.
Quanto aos resultados para o condicionamento fisiológico, o exercício físico possibilita maiores chances de sucesso. Porem, algumas pesquisas mostram que a atividade física de lazer também pode melhorar o status de saúde, sendo mais fácil de ser praticada e aderida pela maioria da população, desde que outros fatores, como alimentação, por exemplo, sejam adequados. Caso contrario, uma pessoa mal nutrida que inicia a pratica de atividades física poderá aumentar o grau de desnutrição e se predispor a diversas enfermidades.
Nota-se, ainda, que a atividade física destinada a saúde é adequada realizada com o propósito de lazer. O esforço físico relacionado ao trabalho normalmente é feito em horários e locais inadequados, alem da roupa não ser adequada. Dessa forma, estimular esse tipo de atividade física pode aumentar o nível de estresse, diminuindo as condições de saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade