Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Exercício Físico para portadores de Hipertensão arterial

11 set 2016 às 22:28
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Atualmente é considerado hipertenso o individuo adulto que apresenta valor de pressão arterial sistólica de repouso (PAS) igual ou superior a 140 mmHg e/ou diastólica (PAD) igual ou superior a 90 mmHg. Não obstante, quando a pressão arterial esta abaixo desses valores, o individuo pode ser considerado pré-hipertenso (120 a 139 mmHg para PAS e 80 a 89 mmHg para PAD). Os valores ditos normais são os menores de120/80 mmHg. Em termos epidemiológicos, trata-se de uma das doenças crônicas mais prevalentes em diversos países, sendo estimado mais de 1 bilhão de hipertensos no mundo.
Já é comprovado cientificamente que o exercício físico pode ajudar e muita a reduzir esses valores sobre a hipertensão arterial.
• Podemos dizer que o exercício aeróbico feito em uma intensidade de ate 70% do seu Vo2 pode ser considerado segura, trazendo redução significativa sobre a pressão arterial elevada.
O treino de musculação também tem seus benefícios, desde que feito com alguns cuidados.
• A carga dos exercícios na musculação para um hipertenso não podem ultrapassar os 80% de 1RM.
• O numero de repetições deve ficar entre 10 e 15 repetições.
• O intervalo deve ser maior que 1 min, de ate 3 min.
• Alternar os exercícios para grandes grupos e pequenos grupos musculares para não obter um estresse no paciente hipertenso.
• De maneira alguma deixar acontecer a manobra de valsalva (apneia). Essa manobra pode ocasionar em aumento da pressão arterial.
Esses são só alguns benefícios que o exercício pode trazer a uma pessoa. Pratique exercícios físicos regularmente e viva mais com mais qualidade.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade