Jorge Nery nasceu em Niterói em 1951, mudou-se para Florianópolis em 1977, onde estudou Economia na UFSC. É aposentado pela Eletrobras/Eletrosul e desde 1986 reside em Curitiba. Despertou-se para a ficção a partir da descoberta do gosto de escrever de próprio punho cartas para os amigos e passou a freqüentar encontros e oficinas literárias na Fundação Cultural de Curitiba.
Jorge Nery está entusiasmado com seu primeiro livro "Sandálias de Esquimó", uma história que mistura ficção com realidade e narra a dura experiência vivida por um menino oriundo de lar desestruturado que consegue sobreviver ao ambiente hostil a que é submetido em Niterói/RJ durante o primeiro período da sua infância, quando, por força das circunstâncias, se vê entregue à própria sorte passando a conviver com companheiros de mais idade e tendo que aprender a se defender.
O livro revela as mazelas que se escondem por trás dos muros de uma instituição mantida com verbas governamentais nos anos 50, sem que a sociedade ouvisse seus gritos.