A Prefeitura de Londrina realizou uma audiência pública para apresentar propostas para evitar o colapso da Caixa de Assistência e Aposentadoria dos Servidores Municipais – Caapsml.
O rombo atual nos cofres da Caapsml é de R$ 47 milhões. O problema foi revelado depois que uma decisão judicial determinou que o Município quite os valores que deve para o sistema para obter o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), necessário para operações de crédito junto ao governo federal.
Durante a audiência foram apresentadas propostas para garantir novas receitas para a Caixa de Aposentadoria, como por exemplo, a transferência de ativos do município, a delegação de concessões de direitos para a Caapsml, a readequação da taxa de administração e o repasse da arrecadação com a dívida ativa.
A diretoria da Caapsml também propôs mudanças no sistema de previdência, como por exemplo, que o município passe a pagar uma alíquota maior para professores e a transferência de parte do fundo financeiro para o fundo previdenciário.