Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Movimento vai definir ações para garantir Contorno Norte

26 out 2016 às 17:22

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Assessoria:

O movimento pela construção do Contorno Norte vai reunir prefeitos eleitos da Região Metropolitana de Londrina, deputados federais e estaduais, representantes de entidades empresariais e outras lideranças para definir ações em defesa do início da obra o mais breve possível. São grandes as preocupações e o risco de o projeto não ser executado, principalmente porque a concessionária Econorte e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná preveem o empreendimento rodoviário somente para 2021.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além de confirmarem a postergação da obra para o último ano do contrato de concessão do pedágio nas rodovias do Estado, DER e Econorte projetam o Contorno Norte em pista simples. Originalmente, a concessionária tinha a obrigação de fazer a obra em pista dupla, arcando com desapropriações necessárias e concluindo-a em 2016.

Leia mais:

Imagem de destaque

Prefeitura negociou R$ 33 milhões com o Profis

Imagem de destaque

Procon apresenta variação no preço dos combustíveis

Imagem de destaque

Planta de Valores

Imagem de destaque

Setembro Verde


Vários aditivos contratuais aprovados pelo governo do Estado retiraram encargos da empresa e alteraram o projeto inicial. O DER alega agora que a execução dependerá do equilíbrio econômico-financeiro do contrato. E a Econorte repassa ao governo do Estado a responsabilidade pela desapropriação de áreas ao longo da obra. As informações estão em ofícios que respondem questionamentos do promotor de Defesa dos Direitos Humanos, Paulo César Tavares.

Publicidade


"Se depender da concessionária e do governo, o Contorno Norte não deve sair mesmo. Pelo menos é o que deixam entender nesses ofícios. Programar a obra para o último ano da concessão é um desrespeito a Londrina e todo Norte do Paraná. Se as lideranças regionais não se mobilizarem, vai ficar tudo no papel", avalia o deputado estadual Tercilio Turini, que confirmou presença na reunião.


A Associação das Empresas do Polo Industrial de Cambé (Aepic) marcou para sexta-feira (dia 28), às 15 horas, na sede da empresa Horizon, o encontro com empresários, políticos e outros segmentos da sociedade. "Vamos pedir a união de todos para o Contorno Norte ser encarado como prioridade dos municípios da nossa região. Precisamos definir estratégias e convencer os responsáveis sobre a importância da obra para melhorar a estrutura viária e criar nova área de desenvolvimento socioeconômico no Norte do Paraná", afirma a empresária Rosinda Stremlow, presidente da Aepic.

Estão convidados os prefeitos eleitos de dez municípios: Marcelo Belinati (Londrina), José do Carmo Garcia (Cambé), Luiz Francisconi Neto (Rolândia), Sergio Onofre (Arapongas), João Coloniezi (Ibiporã), Dirceu Urbano (Jataizinho), Tide Balzanelo (Sertanópolis) Edson Brene (Bela Vista do Paraíso), Marcos Voltarelli (Alvorada do Sul) e Beto Siena (Tamarana). Também são esperados os deputados federais Alex Canziani e Luiz Carlos Hauly e os estaduais Cobra Repórter e Tiago Amaral, além de vereadores e dirigentes de entidades empresariais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo