Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Oficina de TV para a Terceira Idade lança mini documentários na TV UEL

10 ago 2016 às 14:12

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dia 11 de agosto a TV UEL (Universidade Estadual de Londrina) disponibilizará em sua página os primeiros mini documentários biográficos "Tecer Idades", produzidos pelos participantes do Projeto de Extensão "Oficina de TV para a Terceira Idade: a comunicação comunitária como dispositivo aos que têm mais a contar". O programa é fruto da criação coletiva de um grupo de pessoas da maturidade, em parceria com alunos monitores dos cursos de Jornalismo e de Relações Públicas do Departamento de Comunicação da UEL, participantes do projeto, sob a coordenação do professor de Comunicação Popular e Comunitária, Reginaldo Moreira. Para marcar a data e receber a imprensa, dia 11, às 14h30, haverá a exibição dos primeiros mini documentários, na sala 631, da Faculdade de Relações Públicas do CECA (Centro de Educação, Comunicação e Artes). Após a exibição, os produtores estarão disponíveis para responder às perguntas sobre a realização dos vídeos.

Iniciado em março de 2014, o projeto de extensão abriu trinta vagas aos interessados em produzirem um programa de TV, que os retratassem de maneira mais plural e menos estigmatizada. Assim, o grupo iniciou os trabalhos com uma crítica sobre os meios televisivos, que, na maioria das vezes, não representam adequadamente as novas realidades dessa faixa geracional, reforçando estereótipos e preconceitos. A partir da construção do olhar crítico sobre os conteúdos disponíveis, surgiu a proposta para criação de um programa, que pudesse revelar as multiplicidades e singularidades das pessoas mais maduras.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como primeiro resultado da criação coletiva, no ano de 2015 foi lançada a revista eletrônica Tecer Idades. Em 2016, os participantes estão na última fase do projeto, em que realizam documentários sobre recortes de suas próprias histórias, num processo de rememoração e valorização das suas trajetórias de vida. Ao todo serão aproximadamente 15 mini documentários, produzidos ao longo de todo ano, com duração de cerca de 10 minutos cada.

Leia mais:

Imagem de destaque

Prefeitura negociou R$ 33 milhões com o Profis

Imagem de destaque

Procon apresenta variação no preço dos combustíveis

Imagem de destaque

Planta de Valores

Imagem de destaque

Setembro Verde


Como metodologia de trabalho, foi utilizada a comunicação comunitária, que implica na participação democrática para a produção de conteúdos para a TV. Assim, os integrantes expressam e protagonizam o programa alternativo. Na produção, passam por todo o processo de criação, desde a definição do formato, pauta, quadros, locações, trilha, filmagem, direção, roteirização e edição. O resultado são programas realizados por pessoas da terceira idade e para pessoas dessa faixa geracional. Os participantes querem ir além do público-alvo prioritário e chegar a todos, para que o preconceito diminua ainda mais.

Assessoria.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo