Assessoria:
Lideranças políticas, empresariais e comunitárias do Norte do Paraná se unem mais uma vez em defesa de um projeto para fortalecer o desenvolvimento econômico e a integração social de toda a região: a ligação entre as rodovias estaduais PR 445 e PR 090.
O encontro sobre o tema será realizado nesta sexta-feira (18 de outubro), às 9 horas, na ACIL.
É um traçado estratégico que cria novas perspectivas de expansão para a economia regional, diminui distâncias e rompe barreiras geográficas que hoje impedem o intercâmbio comercial e de serviços entre municípios vizinhos e/ou próximos.
A importância dessa ligação entre as PRs é tão grande para o futuro da região que até já recebeu um nome sugestivo e compatível com a relevância: Rodovia do Desenvolvimento.
A proposta é unir as rodovias estaduais pela região sul de Londrina, no seguinte traçado:
– PR 445 em direção ao distrito de Paiquerê (trecho já pavimentado) e dali até ao Rio Tibagi, numa distância aproximada de 27 quilômetros;
– Com a construção de uma ponte, cria-se o acesso à PR 090 com a abertura de 20 quilômetros de estrada;
– Estabelece-se assim uma nova ligação viária de Londrina a São Sebastião da Amoreira, Nova Santa Barbara, São Jerônimo da Serra, Curiuva, Sapopema, Ribeirão do Pinhal, Nova Fátima, Santo Antonio do Paraíso, Nova América da Colina, Congoinhas, Santa Cecília do Pavão, Figueira e outros municípios.
Muito mais que nova alternativa de deslocamento, a Rodovia do Desenvolvimento insere-se no conceito de desenvolvimento sustentado. Uma região integrada por malha viária amplia suas oportunidades de atração de investimentos, de produção de riquezas e de melhoria das condições sociais e da qualidade de vida da sua população.
A Rodovia do Desenvolvimento também é fundamental como ponto de transposição do Rio Tibagi. Atualmente, as duas pontes que permitem tráfego de veículos pesados e compõem o sistema rodoviário do Paraná estão a uma distância de aproximadamente 150 quilômetros uma da outra, em Jataizinho e Telêmaco Borba.
A mobilização das lideranças do Norte do Paraná legitima a proposta da Rodovia do Desenvolvimento.
O caminho, mesmo que de médio prazo, também está bem definido:
1) Governo do Paraná desenvolve os projetos para execução da ligação entre a PR 445 e PR 090, com construção de ponte sobre o Rio Tibagi;
2) Governo Federal financia a obra com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento – PAC 2.
É uma união de esforços entre municípios, Estado e União. Um projeto para o futuro de uma região. Um meio de integração e fortalecimento econômico e social.
A Rodovia do Desenvolvimento já começa a sair do papel!