Via assessoria:
A Sanepar vai testar nos próximos meses, em seis cidades, um novo modelo de instalação de hidrômetros nos imóveis. A expectativa é que ocorra uma redução na troca de equipamentos em razão de furtos e avarias. Em 2012 foram registrados em todo o Paraná 2.649 casos de furtos de hidrômetros e 41.806 casos de consertos no cavalete.
A Caixa de Proteção de Hidrômetro (CPH) é feita em policarbonato, um material plástico altamente resistente, cujo formato permite que apenas as equipes da Sanepar mexam no equipamento.
As caixas serão fixadas nos muros ou paredes e terão uma tampa transparente, gradeada, para facilitar a leitura do consumo de água. Essa tampa pode ser retirada com uma chave especial pelo lado de fora para a realização de consertos do equipamento, sem a necessidade da presença do proprietário do imóvel.
Inicialmente 5 mil caixas serão instaladas para teste nas unidades da Sanepar em Curitiba, Londrina/Cambé, Guarapuava, Apucarana, Cascavel e Umuarama. No final do ano será feita uma avaliação do modelo proposto e, se confirmadas as expectativas, a partir do ano que vem as CPHs devem ser adotadas pela empresa como mais uma opção para ligação de água.