Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Parabéns ao Profissional de RH pelo nosso dia e não, nosso negócio não é abraçar árvore!

03 jun 2016 às 14:22
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Acho que vale a pena nesse dia 3 de junho, dia do profissional de RH , eu tentar desmistificar a visão que algumas pessoas ainda têm sobre a área . Não somos pessoas que passamos o dia abraçando árvore, nem tampouco temos a missão de somente fechar folha de pagamento, assinar carteira de trabalho, ou ponto. Sim, dentro de Recursos Humanos temos que manter a questão operacional funcionando perfeitamente e até abraçar uma arvorezinha de vez enquanto mas nossa missão vai além, muito além do que isso...

A gestão moderna dessa área não deve ser mais um diferencial de uma ou outra empresa, deve ser fundamental e essencial, pois não há dúvida nenhuma que a empresa sem gente é um monte de concreto oco e só isso.
Para isso, em minha opinião como profissional de RH , tenho algumas premissas básicas em como devemos lidar com a nossa área:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1. A área precisa entender qual a demanda de negócios da empresa e construir soluções em Recursos Humanos que irão viabilizar essa demanda. Programas que fomentem, primeiro, que os funcionários entendam para onde a empresa deve ir e segundo viabilizem que eles consigam fazer com que isso aconteça.

Leia mais:

Imagem de destaque

Depois de um longo "inverno", o blog está de volta e, dessa vez, sendo escrito de um outro país

Imagem de destaque

Depois de um longo "inverno", o blog está de volta e, dessa vez, sendo escrito de um outro país

Imagem de destaque

Curtinha de Domingo: coisas simples que os gestores deveriam fazer com seus funcionários

Imagem de destaque

Empresas & Universidades - A aproximação é essencial e primordial


2. A segunda questão básica: RH é guardião da estratégia, valores e cultura de uma empresa , portanto seus programas também devem ser desenhados e implementados no sentido de garantir isso.

Publicidade


3. Processos de uma empresa existem para facilitar o negócio e não ao contrário. Portanto, não podemos colocar o processo à frente dos negócios ( a não ser em questões legais e mesmo assim precisamos pensar em como adaptar o processo para não prejudicar o negócio). Aí alguém pode refletir sobre essa afirmação e me falar:"Ah!Você diz isso, mas eu queria tomar um risco de negócios em relação a minha organização e RH me orientou a não seguir assim!" E eu respondo que, se for um profissional de RH moderno, com conteúdo e visão de negócios que te orientou assim foi porque ele viu um risco ainda maior para a empresa.O que de repente falta é ele explicá-lo melhor a você.


A direção e time de gestão que entendam que de fato a empresa sem gente remando no rumo certo não vai a lugar nenhum, consegue colocar Recursos Humanos como prioridade.

Publicidade


Um bom exemplo disso é uma frase de um dos sócios da ABInbev (também do Burger King, Heinz, Lojas Americanas, Submarino, etc) Jorge Paulo Lemann. Ele diz que:"Cultura Organizacional não é um suporte a estratégia, cultura é a estratégia" . Não é a toa que ele e seus sócios, se transformaram em uns dos principais empresários do mundo no mercado de consumo.


Colocar Cultura como estratégia é trazer Recursos Humanos para participar do centro das decisões e ser um dos principais influenciadores para que a empresa atinja seus objetivos.


Definitivamente não da para fazer isso abraçando árvores .

Parabéns para nós, Profissionais de RH, pelo dia de hoje!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade