Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Um recado para você estagiário (e para sua empresa também)...

08 jun 2016 às 18:19
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Acredito muito que um bom progama de estágio é uma das melhores portas de entrada para o mercado de trabalho.

Confesso que sou fã dos estagiários! Particularmente , gosto dos que estão chegando com ideias novas, energia positiva , capacidade de aprender e vontade de se desenvolver.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Vejo nos programas de estágio a oportunidade de ajudar a formar um profissional desde o início da carreira o que facilita trabalhar principalmente as atitudes e avaliar se ele ou ela tem boa aderência aos valores e cultura da empresa.

Leia mais:

Imagem de destaque

Depois de um longo "inverno", o blog está de volta e, dessa vez, sendo escrito de um outro país

Imagem de destaque

Depois de um longo "inverno", o blog está de volta e, dessa vez, sendo escrito de um outro país

Imagem de destaque

Curtinha de Domingo: coisas simples que os gestores deveriam fazer com seus funcionários

Imagem de destaque

Empresas & Universidades - A aproximação é essencial e primordial


Agora, falando da empresa, gostaria de saber se me acompanham na ideia de que é um grande desperdício aquelas que usam os estagiários como mão de obra barata. Pensem comigo :
As empresas tem a oportunidade de trabalhar um profissional desde o início da carreira, por até dois anos, investindo em seu conhecimento, em seu desenvolvimento, formando-o na cultura da companhia e deixando-o pronto a ser funcionário efetivo. Resumindo, tem a possibilidade de fazer um acompanhamento por 24 meses para tê-lo como um bom funcionário .Ao invés disso o que fazem? Não os preparam, portanto ao final do contrato estes não estão prontos , não são efetivados e quando a empresa tem uma vaga em aberto o que faz ?
Contrata alguém do mercado que ,mesmo que com as técnicas mais apuradas de recrutamento, ainda é um desconhecido comparado aos estagiários, não sabem na prática como eles serão em relação a cultura e valores e ,ainda por cima, gastam muito mais dinheiro o contratando do que se efetivasse o estagiário que passou dois anos na empresa.

Publicidade


Na minha visão então as empresas que não investem nos estagiários e acham que estão economizando , com uma "suposta" mão de obra barata , na verdade estão jogando dinheiro e tempo fora.


Não digo com isso que não devemos trazer pessoas de fora, em muitos casos sim é necessário, mas pelo menos para cargos em início de carreira, minha preferência é por estagiários .

Existem muitas empresas que realmente lidam bem com esse assunto e gostaria de pensar que as que não lidam são a minoria. Fazer um bom programa de estágio, além de ser excelente para a empresa, é bom para o mercado de trabalho e para a sociedade, pois estamos ajudando a formar mão de obra além de cidadãos melhores preparados para lidar com a carreira e , porque não , com a vida!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade