Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Se expor ou não, eis a questão

31 mai 2016 às 11:36
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Outro dia, ao fazer uma breve apresentação para umas 30 pessoas me arrependi de algo que tinha acabado de dizer, infelizmente, já havia dito e qualquer coisa que eu fizesse não iria consertar pois a apresentação foi rápida . O que seria um quebra-gelo para iniciar , me fez ficar gelado por dentro.

Se eu voltar pouco mais de 10 anos atrás , me lembro de em uma outra apresentação para 300 pessoas, ao responder de forma afobada a uma pergunta do fundo do salão, todos no auditório entenderam minha resposta como um "te pego lá fora!". A audiência veio abaixo em gargalhadas e eu não sabia onde me esconder. Obviamente , não tinha a intenção de falar naquele tom, mas foi o que entenderam.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Porque dei esses dois exemplos ? Pois esse é o risco que todos nós corremos ao nos expormos e talvez seja esse o maior medo dos profissionais quando emitem uma opinião . O receio de não serem bem sucedidos e serem julgados por isso, ou seja, em sua visão, ter um fracasso exposto em público.

Leia mais:

Imagem de destaque

Depois de um longo "inverno", o blog está de volta e, dessa vez, sendo escrito de um outro país

Imagem de destaque

Depois de um longo "inverno", o blog está de volta e, dessa vez, sendo escrito de um outro país

Imagem de destaque

Curtinha de Domingo: coisas simples que os gestores deveriam fazer com seus funcionários

Imagem de destaque

Empresas & Universidades - A aproximação é essencial e primordial


Mas...como tudo na vida, quanto maior o risco , maior o retorno.

Publicidade


Essas experiências foram algumas das que julguei não ter ido bem ao falar em público . O primeiro ponto importante foi que todas essas situações me trouxeram aprendizado para que na próxima vez fosse melhor. O segundo ponto fundamental, diz respeito ao que coloquei sutilmente e de propósito ao fim da frase anterior, "...que na próxima vez fosse melhor" . Ou seja, sempre teve uma próxima vez, pois não parei de continuar me expondo, pois vale a máxima que quanto mais você faz, melhor você fará . Não desisti pois pretendia aprender e me desenvolver nisso, sabendo os riscos que corria e benefícios que teria .


Desde uma grande apresentação a uma simples emissão de opinião , a exposição é um dos maiores desafios que um profissional pode enfrentar. A meu ver e estudando sobre carreiras bem sucedidas , o funcionário que assume o risco de se expor e de colocar sua opinião de uma forma responsável e adequada aos valores da organização, tem mais chances de desenvolvimento e consequentemente de crescimento.

Publicidade


As empresas enxergam que estas pessoas são mais aptas a crescerem em suas carreiras pois primeiro seus gestores conseguem saber o que e como elas pensam. Informação esta aparentemente básica é na verdade, muitas das vezes, determinante para um profissional ser ou não considerado para uma nova posição.
Segundo , quem se expoe mais ,tem a possibilidade de vivenciar situações novas, mesmo que cometa alguns erros.


Como dizem , só erra quem tenta, então o profissional pode não tentar para não errar, mas também não experimentará coisas novas , sem coisas novas não há aprendizado e sem aprender não existe crescimento profissional.

Publicidade


Quem diz não ter mais o que aprender, na verdade, está decretando que chegou ao topo de sua carreira e não crescerá mais.


Por essa lógica, quem quiser crescer terá de pensar em se expor...


Vocês devem estar pensando, qual é a melhor forma para diminuir os riscos em uma exposição? Minha opinião : com preparação, mas esse é tema para outro post ...

Ah! E sobre o começo do post, de não ir bem algumas vezes, eu sou a prova que sobrevivemos a isso e ainda temos história pra contar


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade