Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

A periculosidade nos processos de aposentadoria

26 mar 2019 às 17:07
- (Foto: Reprodução/FreePiK)
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitos são os segurados da Previdência Social que trabalharam em atividades insalubres ou periculosas, ou seja, aquelas nocivas à saúde e integridade física do trabalhador, e que possuem o direito a requerer a Aposentadoria Especial, ou ainda, a Aposentadoria por tempo de contribuição comum com a conversão dos períodos especiais.


O art. 57 da Lei n. 8.213/91 dispõe que "a aposentadoria especial será devida, uma vez cumprida a carência exigida nesta Lei, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física durante 15, 20 ou 25 anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com 25 anos de tempo de serviço se enquadram a maioria das atividades especiais, quando o segurado se expõe a diversos tipos de agentes físicos, químicos e/ou biológicos.

Leia mais:

Imagem de destaque

Reconhecimento da atividade especial como motorista de transporte de combustíveis

Imagem de destaque

Cômputo como especial período em gozo de benefício por incapacidade

Imagem de destaque

Benefício assistencial a portador de síndrome de down

Imagem de destaque

Aposentadoria por Invalidez a trabalhador rural


Faz-se possível também, no caso da Aposentadoria por tempo de contribuição comum, converter atividades especiais em comum, garantidas, de forma integral, aos 35 anos de trabalho para o homem, e 30 anos para a mulher.

Publicidade


Para ter direito à aposentadoria especial ou conversão de períodos especiais, deve-se o comprovar a exposição a ambientes insalubres ou perigosos. Ademais, a legislação exige que a exposição seja de forma habitual e permanente, ou seja, de forma contínua, durante toda a jornada de trabalho, e que possa acarretar um prejuízo à saúde e integridade física do trabalhador.


Frisa-se, todavia, que o requisito de habitualidade e permanência é questionável na justiça em se tratando de atividades periculosas, uma vez que um pequeno acidente pode ser fatal para a vida de uma pessoa, ou ainda, por si só, trazer prejuízos de enorme gravidade para a integridade física.

Publicidade


Como exemplo, pode-se citar a tragédia ocorrida recentemente em Brumadinho - MG, já que antes do acidente, o funcionário não sofria qualquer dano à sua saúde, mas um contato eventual foi suficiente para ceifar a vida de algumas pessoas ou trazer graves lesões corporais.


Como exemplo de atividades em que o segurado está exposto à periculosidade, pode-se citar o vigilante; pessoas que trabalham com inflamáveis ou explosivos; os eletricistas, dentre outros.

Publicidade


Portanto, sobre a comprovação da periculosidade em processos de aposentadoria, o requisito de habitualidade e permanência não se mostra necessário, uma vez que uma fatalidade pode ocorrer a qualquer momento, que já gera um prejuízo suficiente a justificar a garantia da majoração de tempo de contribuição e da benesse previdenciária que possibilite uma aposentadoria mais precoce.


Confira mais no vídeo:


André Benedetti de Oliveira
OAB 31.245 PR


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade