Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Pensão por morte: vínculo empregatício e contribuição comprovada por sentença trabalhista

13 jun 2019 às 08:30
- (Foto: Reprodução/FreePik)
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A pensão por morte é benefício previdenciário regido pela lei vigente à época do óbito do instituidor, pago aos dependentes do segurado falecido, homem ou mulher, aposentado ou não, pressupondo a dependência econômica em relação ao instituidor da pensão, independentemente de carência (arts.16, 26 e 74 da Lei 8.213/1991).


Em proc do TRF da 1ª Região, n. 0022584-90.2013.4.01.9199/RO, 1ª Câm. Reg. Prev. da Bahia, Rel.: Juiz Fed. SAULO JOSÉ CASALI BAHIA, j. em 09/11/2018, e-DJF1 28/01/2019, a qualidade de segurado, quando não se deixa de recolher Previdência Social por muito tempo, restou demonstrada ante a comprovação de que o falecido ao tempo do óbito exercia a atividade de Ajudante Doméstico, conforme sentença trabalhista que reconheceu a existência da relação empregatícia, o que garantiu, inclusive, a cobrança das contribuições previdenciárias correspondentes (fls. 78), e pelos demais elementos de prova que corroboram a existência do vínculo de emprego.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Conforme julgados solidificados pelo STJ – Superior Tribunal de Justiça - a sentença proferida nos autos de ação trabalhista, inclusive aquela homologatória de acordo entre as partes, atestando vínculo empregatício do segurado e determinando a anotação em carteira de trabalho pelo ex - empregador, configura início de prova material suficiente para fins de concessão de benefício previdenciário, nos termos do § 3º do art. 55 da Lei 8.213/1991,

Leia mais:

Imagem de destaque

Reconhecimento da atividade especial como motorista de transporte de combustíveis

Imagem de destaque

Cômputo como especial período em gozo de benefício por incapacidade

Imagem de destaque

Benefício assistencial a portador de síndrome de down

Imagem de destaque

Aposentadoria por Invalidez a trabalhador rural

Assim, é direito do dependente o recebimento do benefício de pensão por morte.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade