Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

O TEMPO

24 abr 2015 às 15:00
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Tempo

Há o tempo de a vida acontecer e o tempo de narrar o que aconteceu. Um tempo físico (tempo do agora) e um tempo literário.


Narrar é resgate, lembrar o que se viveu, não importa há quanto, um minuto ou um século. Literatura é memória. Indo além, a arte é memoria. É lá, nesse relicário que buscamos os objetos da construção dos contos, romances, poemas. Num canto se apanha um rosto, uma voz, noutro uma paisagem, noutro ainda uma dor ou uma alegria.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Como na musica, notas longas, notas breves, o compasso, a modulação do desejo. Cabe ao escritor, não importa sua estatura, reconstruir mundos, recuperar emoções, paisagens, fatos, reconstruir homens, cidades, épocas, costumes, amores, desamores. Cabe a ele esse inventário das coisas do mundo e dos homens. E muitas vezes dizer o que ninguém diz. O que seria de nós, sem essas reconstruções, sem essas reproduções de vida, repassadas infinitas vezes, como que a lustrar com a flanela do tempo? A vida se encurtaria e perderia a profundidade, a experiência da tradição.

Leia mais:

Imagem de destaque

DIVISÕES

Imagem de destaque

FANTASIAS

Imagem de destaque

BOIS

Imagem de destaque

Estrelas negras num céu em blues


Na literatura, sabemos, não há o compromisso com a fidelidade do acontecido, tarefa destinada aos historiadores. Se a história é ação do homem no tempo e coube a eles, historiadores, a missão de falar do mundo como foi, resta ao poeta descrever o mundo como deveria ter sido. Cabe ao escritor narrar o tempo e a vida sem o compromisso com a verdade e a sinceridade. Mundo de imaginação.


Aprendendo com o mestre Machado de Assis: que melhor que ninguém resumiu o tempo:

"...tempo é um tecido invisível em que se pode bordar tudo, uma flor, um pássaro, uma dama, um castelo, um túmulo. Também se pode bordar nada. Nada em cima de invisível é a mais sutil obra deste mundo, e acaso do outro."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade