Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Empresas: 3 Erros Comuns Que Provocam Grandes Prejuízos

06 mar 2018 às 03:02
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Durante o dia a dia no escritório, atendendo a empresas de diversos portes e ramos, aprendi que o empresário brasileiro arrisca mais do que o necessário e crê que, caso algo dê errado, a Justiça é um porto-seguro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No entanto, "prevenir é melhor - e mais barato - que remediar" é uma expressão que se encaixa perfeitamente nos aspectos jurídicos de um negócio. Basta passar um dia acompanhando audiências na Justiça do Trabalho, por exemplo, para validar essa ideia e perceber quão caro é um processo.

Leia mais:

Imagem de destaque

Dívidas Com Bancos: Como Fazer Um Bom Acordo

Imagem de destaque

Acordo de Sócios: Benefícios Aos Empresários

Imagem de destaque

Possui Dívidas? Confira 3 Práticas Para Negociar

Imagem de destaque

30 Milhões: Airbus Indenizará Famílias de Vítimas de Acidente Ocorrido Em São Paulo


Antes mesmo da primeira audiência, ele já custa muito! Isso porque são aplicadas muitas horas dos diretores, gerentes, supervisores e outros funcionários em reuniões para contratar advogado, junto com o qual se traça uma estratégia de defesa. Tempo, nesse caso, é dinheiro.

Publicidade


Por isso, decidi escrever sobre erros comuns, cometidos por empresas tupiniquins, que demonstram as crenças equivocadas mantidas por seus gestores e as consequências catastróficas disso, e eu não falo somente dos aspectos financeiros.



Erro nº 1 - Dr. Google É Meu Advogado

Publicidade


"Por que pagar um advogado, se eu posso fazer esse contrato utilizando um modelo da internet?"


É tentadora a ideia de economizar, mas é justamente esse caminho que leva a resultados, às vezes, fatais para a empresa.

Publicidade


Um contrato tem a finalidade de trazer segurança jurídica, prevendo as obrigações principais e acessórias, hipóteses de rescisão unilateral, foro, forma de pagamento, métricas de negócios e outras nuances. Utilizar um modelo genérico faz com que não se atinja esse objetiva.



Erro nº 2 - Assessoria Jurídica Prestada Por Contador

Publicidade


Contadores comumente elaboram contratos sociais, dão consultoria sobre os direitos do empregado recém-demitido, dentre outras funções que, inclusive, por lei, são atividades exclusivas dos advogados.


O que é mais que recomendado é a atuação conjunta e alinhada de advogados e contadores, mas nunca um realizando, geralmente sem a técnica necessária, o serviço do outro.

Publicidade


Os reflexos de um ato da empresa podem implicar em responsabilidade civil, administrativa e até criminal. Uma demissão mal formalizada pode ser compreendida como fraude, sofrer anulação judicial e resultar em perda desnecessária de dinheiro e credibilidade.



Erro nº 3 - Negligenciar A Inadimplência Dos Clientes

Publicidade


Frequentemente, sou procurado por empresas que desejam cobrar promissórias, contratos, cheques e outros títulos de seus clientes inadimplentes, mas, numa rápida análise, percebo que tais documentos já não servem para mais nada, pois estão prescritos.


Manter o setor jurídico atualizado quanto aos novos devedores é crucial para a tomada de medidas mais eficazes. Quanto mais se demora a cobrar, maior é a chance de o devedor ter dilapidado o patrimônio e não possuir mais bens para garantir o pagamento.



Visão Preventiva


A interação dos empresários com os escritórios que os atendem tem otimizado resultados, fomentado sua credibilidade no mercado e permitido maior lucratividade com menor risco.


O Poder Judiciário lida, hoje, com centenas de milhões de processos, aos quais não consegue reservar a merecida atenção e o tempo de análise para um julgamento mais justo.


Prevenir é mais barato e rápido que remediar, e essa mudança de cultura depende de todos nós.



Sugira Um Tema:


Quer fazer perguntas sobre o tema ou sugerir algum outro para as próximas postagens? Mande e-mail para [email protected]


Siga nossas redes sociais:


ADVLÍDER

FERNANDO RICCIARDI


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade