O prefeito Marcelo Belinati (PP) sancionou a lei que insere os conteúdos de proteção e direitos dos animais na grade curricular das escolas municipais, ideia de autoria do vereador Deivid Wisley (PROS).
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Londrina, a norma já será aplicada a partir de 2022 nas salas de aula.
Na Câmara, o projeto foi aprovado em dois turnos por unanimidade. Durante a discussão, recebeu apoio de secretarias municipais.
Leia mais:
Jornada da Agroecologia reúne 7 mil pessoas e reafirma luta por justiça ambiental
Ministério Público recomenda à prefeitura de Londrina alterações no Parcelamento do Solo
Novos deslizamentos interditam completamente a BR-277 na Serra da Esperança, em Guarapuava
Pai é preso por agredir filha de nove meses no Noroeste do Paraná
O parlamentar defendeu os benefícios da proposta. "Os alunos vão aprender o que é maus-tratos e como cuidar dos animais. Quem maltrata não são as crianças, mas o pai, o avô, o irmão mais velho. Vamos fazer o inverso, o menor ensinar o maior", ressaltou.
Wisley explicou que o conteúdo não será "uma matéria como as outras, igual Português ou Matemática", mas que "poderá ser trabalhado em ocasiões especiais, por exemplo".
O vereador relembrou que a prefeitura já trabalha o tema em atividades específicas com ajuda da Sema (Secretaria Municipal do Ambiente).
Em entrevista ao site oficial da administração municipal, a secretária de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, pretende reforçar essa parceria.
"Já temos diversas iniciativas em andamento nesse sentido, mas vamos reforçar essas ações e estabelecer novas estratégias para que esse trabalho chegue a todos os alunos a partir de 2022”, observou.
As aulas na rede municipal retornam no dia 7 de fevereiro.