Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pontos iluminados

'Dezembro Verde' conscientiza sobre maus-tratos e abandono de animais em Londrina

Redação Bonde com N.com
25 dez 2021 às 06:00
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A campanha "Dezembro Verde" ganha intensificação para chamar a atenção da população de Londrina sobre os maus-tratos e abandono de animais domésticos. A iniciativa é da Sema (Secretaria Municipal do Meio Ambiente).


Segundo a servidora da DBEA (Diretoria do Bem-Estar do Animal) , Daniele da Costa, nessa época do ano é quando ocorre um aumento no número de casos de abandono de animais. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Isso porque, na virada de um ano para o outro, às vezes, as famílias estão de mudança e não têm onde deixar o animal, o que acaba levando algumas a cometerem o crime de abandono do bicho.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


“Com a proximidade das festas de fim de ano, infelizmente há o aumento do número de animais abandonados nas ruas e nas residências. Como a própria legislação prevê, é preciso a conscientização de que abandono de animais é crime, além de ser um ato cruel e de maus-tratos, que pode condenar o animal abandonado à morte”, disse Costa.

Publicidade


Vídeos: A pasta tem disponibilizado vídeos informativos nas suas redes sociais. Os interessados em assisti-los podem acessar a página da Sema no Instagram. As publicações trazem como protagonistas os cães e gatos vítimas de maus-tratos.


O objetivo, segundo a gerente de Proteção Animal da Sema, Karen Lumi Nakano da Luz, é estimular a guarda responsável e a prevenção ao abandono de animais, bem como a adoção dos mesmos.

Publicidade


“Atualmente, contamos com nove cães, sendo a maior parte de pequeno e médio porte e dois de grande porte. Além deles, há 32 gatos esperando um lar e muito amor”, disse a profissional.


Leia também: Abandonado na Mata do Godoy em Londrina, cão atacado por animais silvestres procura novo lar

Publicidade


Iluminação verde: Além disso, a Prefeitura também promove, por meio da Sercomtel Iluminação e da CTD (Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento), a iluminação esverdiada de monumentos e pontos turísticos da cidade. 


Quem passar pela Cascata do Igapó, Barragem do Igapó, Praça da Garça e no Monumento à Bíblia poderá ver esses locais iluminados com a cor temática. Todos eles ficarão com essa coloração até o final de dezembro.

Publicidade


Canais de denúncia: É intensificada, inclusive, a divulgação dos canais de denúncia. Quem presenciar situação de maus-tratos ou abandono de animais pode denunciar através de um formulário on-line da DBEA ou telefonar para a Central 153 da Guarda Municipal. O número funciona 24h, todos os dias da semana.


Cartilha educativa: A Sema também disponibiliza uma Cartilha sobre Maus-tratos aos Animais

Publicidade


Nela, os interessados encontram mais informações sobre o assunto como, por exemplo, o que é considerado crime e suas penas. 


São considerados maus-tratos a violência física, o abandono em via pública, a manutenção do animal acorrentado, sem abrigo de sol e chuva, sem alimentação adequada ou em espaço sujo, assim como a negativa de assistência médica-veterinária ao bicho ferido.


A Prefeitura de Londrina segue o preconizado pela Lei Municipal nº 19.992/2019 e pela Lei Federal nº 14.064/2020, ambas voltadas ao combate dos crimes contra os animais. Esta última penaliza quem maltratar cães e gatos, com penas que variam de dois a cinco anos de prisão.



Publicidade

Últimas notícias

Publicidade