Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Brasília

Após dois aviões quase se chocarem, FAB suspende decolagens simultâneas

Agência Estado
04 mar 2016 às 18:16

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pousos e decolagens simultâneos nas duas pistas do Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, foram suspensos após dois aviões quase se chocarem no ar na última quarta-feira (2). Desde o fim do ano passado, o aeroporto havia se tornado o primeiro da América Latina a operar com duas pistas ao mesmo tempo, com 1,8 mil metros de distância entre uma e outra.

De acordo com a Aeronáutica, por volta das 10 horas de quarta-feira foi registrada uma ocorrência envolvendo aeronaves comerciais que decolavam simultaneamente. A primeira, da Avianca (voo 6291), com destino a Goiânia, decolou da pista da direita cumprindo o perfil do procedimento de subida, ou seja, efetuando curva à direita após a decolagem. A segunda aeronave, da Gol (voo 1402), com destino a Palmas, decolou da pista da esquerda e deveria manter a reta após a decolagem. No entanto, efetuou curva à direita.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ao perceber a situação, ainda segunda a Aeronáutica, o controlador de tráfego aéreo emitiu as instruções necessárias para garantir a segurança dos voos. Assim, como medida preventiva, "as decolagens simultâneas estão suspensas enquanto a investigação do incidente estiver em andamento", disse o órgão.

Leia mais:

Imagem de destaque
Emoções estão por vir

Maior presente de Natal virá da cultura, diz Selton Mello sobre 'Compadecida 2'

Imagem de destaque
Câncer de colo de útero

Brasil está perto de alcançar a meta de vacinação contra o vírus HPV

Imagem de destaque
Cuidado com as pacientes

Saúde incorpora cinco procedimentos contra câncer de mama no SUS

Imagem de destaque
Inscrição custa R$ 50

Após polêmica, Marinha anuncia concurso com 800 vagas


A Gol informou em nota que "está apurando a trajetória do voo" e que "está em contato com as autoridades aeronáuticas para esclarecer o ocorrido". A companhia aérea ainda afirmou que "em nenhum momento houve risco para as aeronaves".


Outro caso

Outro incidente já havia mobilizado o controle do tráfego em Brasília, às 7h30 da manhã do dia 24 de fevereiro, quando o bimotor da Polícia Federal, que transportaria o publicitário João Santana e sua mulher Mônica Moura de São Paulo para Curitiba, cometeu um erro na decolagem da capital federal para cumprir a missão e quase se chocou com um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que decolava, no mesmo instante, de outra pista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo