Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Observatório da mobilidade

Casal viajante mapeia problemas de mobilidade em pequenas e médias cidades

Marcos Martins/Especial para a Folha de Londrina
26 nov 2021 às 08:39
- Arquivo pessoal
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com uma população de mais de 213 milhões de habitantes distribuídos em 5.570 municípios, o Brasil é um gigante emaranhado de realidades, contextos e desigualdades. 


Formular políticas públicas que atendam às especificidades de cada região, portanto, não é tarefa fácil e, só tem sentido, se as particularidades de cada local forem levadas em conta. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nos grandes centros o trabalho geralmente é mais assertivo, já que as fontes de pesquisa e levantamento de informações são mais estruturadas e estão próximas. Logo, quanto menor a cidade ou região, maior o desafio de se encontrar dados disponíveis.

Leia mais:

Imagem de destaque
Morto em voo

Anac e Ministério de Portos e Aeroportos investigarão morte do cão Joca

Imagem de destaque
Cão Joca

Gol suspende transporte de animais por 30 dias após morte de cachorro; veja o que fazer

Imagem de destaque
Falha da companhia

Cão é levado para estado errado e morre após falha em transporte da Gol

Imagem de destaque
Povos originários

Milhares de indígenas marcham em Brasília pela demarcação de seus territórios


De acordo com números de 2021 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 96% dos municípios brasileiros – ou seja, 5.379 – têm menos de 150 mil habitantes e concentram 50% da população. 

Publicidade


“É sabidamente mais difícil, muitas vezes, conseguir informações específicas sobre a realidade de cidades menores, já que o foco dos levantamentos acaba sendo os grandes centros urbanos, com todas as suas complexidades. Por outro lado, é urgente um olhar mais apurado para essa metade da população brasileira”, aponta o geógrafo Marcelo Barbosa.


Foi apostando nesse território ainda pouco desbravado que o casal de empreendedores Ariane Marques – química, especialista na área de marketing da indústria automotiva e voluntária no grupo de Mobilidade Humana da SAE Brasil – e Tobias Hückeholfen – administrador, fotógrafo e videomaker alemão, vivendo na América do Sul há quase 10 anos e trabalhando em áreas como marketing e logística – fundaram o “Observatório da Mobilidade”. 


A bordo de uma van, eles estão percorrendo o país, desde outubro, e devem registrar dados de ao menos 40 cidades pelo interior de 24 estados brasileiros, criando uma amostragem consistente de realidades econômicas e sociais diversas e buscando informações que nunca foram analisadas e consolidadas.


Na Folha de Londrina, saiba mais sobre esta jornada.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade