O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (10), resolução sobre a implantação do Siniav (Sistema Nacional de Indentificação Automática de Vecíulos) ou chip automotivo em todo o País. O dispositivo deverá auxiliar na fiscalização dos automóveis, como velocidade, pagamento de licenciamento e rodízio municipal.
A instalação do sistema, que possui tecnologia similar ao do Sem Parar, usada nos pedágios, será obrigatória para todos os veículos da frota nacional. A partir de 1º de janeiro de 2013, os carros novos já deverão sair de fábrica com o dispositivo, já o prazo para que toda frota tenha o chip é de 30 de junho de 2014.
Segundo o Contran, estudos revelam que o chip poderá custar até R$ 10, mas o preço final ainda não está definido. O custo para a implantação do chip será de responsabilidade do proprietário do automóvel e poderá ser cobrado junto com o licenciamento.
Leia mais:
Programa de atualização de imóvel termina na próxima segunda; entenda
Pará lidera relatos de aparição de óvnis à Aeronáutica, mostra levantamento
Conheça o movimento 'antitrampo', que pressiona pelo fim da escala 6x1
CNU divulga notas preliminares das provas discursivas e redações; saiba consultar
Instalação
O dispositivo será instalado no parabrisas dos veículos de passeio para facilitar a identificação, mas outros veículos poderão ter o chip em local diferente, como motos e carretas.
De acordo com a publicação, terminado o prazo para implantação total do dispositivo, os veículos sem o chip não poderão circular. (Com informações do InfoMoney)