A Universidade Federal do Ceará (UFCE), no centro de Fortaleza, está alagada desde a manhã desta terça-feira, 27, em função da grande quantidade de chuva que fez o açude Santo Anastácio, localizado no interior da instituição, transbordar. Segundo a UFCE, o lixo e o mato carregados pela água do açude obstruíram as vias pelas quais o fluxo escoa. Membros da prefeitura do Câmpus do Pici e alunos do Centro de Ciências Agrárias estão realizando o trabalho de desobstrução dessas vias.
Equipes da Defesa Civil do Estado foram enviadas ao local, mas ainda não há informações a respeito da atual situação do câmpus. Segundo uma nota divulgada no site da universidade, Francisco José de Abreu Machado, prefeito do Câmpus do Pici, diz que ainda não é possível avaliar os prejuízos.
O Corpo de Bombeiros do Ceará calcula que apenas nas últimas 24 horas choveu cerca de 200 milímetros em toda a cidade e a precipitação ainda não parou. Fortaleza só chegou a registrar essa quantidade de chuva em 2004, segundo a assessoria de imprensa Corpo de Bombeiros.