Os departamentos de Defesa Civil dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná orientam a população para que procure abrigo em locais seguros no caso de fortes chuvas com vento, ocasionadas pela aproximação de um ciclone extratropical vindo da Argentina.
No Rio Grande do Sul, chovia no início desta tarde e há previsão de instabilidade para os próximos quatro dias. A Defesa Civil gaúcha emitiu alerta para todo o Estado e pede atenção especial das prefeituras às áreas de risco de enchente e deslizamento, como beiras de rio e encostas de morro.
Em Santa Catarina, a Defesa Civil divulgou orientações na internet para que, além de buscar abrigo em caso de chuva, as pessoas "evitem o trânsito em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados". Durante as chuvas, portas e janelas devem ser fechadas.
Leia mais:
Programa de atualização de imóvel termina na próxima segunda; entenda
Pará lidera relatos de aparição de óvnis à Aeronáutica, mostra levantamento
Conheça o movimento 'antitrampo', que pressiona pelo fim da escala 6x1
CNU divulga notas preliminares das provas discursivas e redações; saiba consultar
No Paraná, o subtenente do Corpo de Bombeiros Luiz Cláudio Trierweiler informa que a Defesa Civil monitora a possibilidade de chuva forte em locais isolados, mas ainda não tem previsão de quais pontos poderão ser afetados, nem o horário.
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Ceptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), uma faixa de chuva poderá subir do litoral do Rio Grande do Sul até o oeste do Paraná atravessando a parte ocidental de Santa Catarina. Nos três Estados, o número de emergência da Defesa Civil é o 199.