Um grupo internacional de cientistas descobriu vapor d’água na atmosfera de um planeta cerca de quatro vezes maior do que a Terra, localizado fora do Sistema Solar. É a primeira vez que pesquisadores conseguem identificar componentes químicos na atmosfera de um planeta tão pequeno. O estudo foi publicado na edição de ontem da revista Nature.
O trabalho foi liderado pelo astrônomo Drake Deming, da Universidade de Maryland (Estados Unidos), que é especialista no estudo de exoplanetas - como são chamados os que têm órbitas em torno de estrelas fora do Sistema Solar. O exoplaneta, batizado de HAT P-11b, fica na direção da constelação do Cisne, a cerca de 124 anos-luz da Terra. No estudo, foram usados os telescópios espaciais Hubble, Spitzer e Kepler.
A busca de água em exoplanetas é considerada importante pelos astrônomos porque sua presença, embora não garanta o surgimento da vida, é precondição para sua existência. O exoplaneta HAT P-11b tem aproximadamente o tamanho de Netuno, um manto de gelo e uma atmosfera gasosa.
Leia mais:
STF retoma julgamento sobre responsabilidade de redes por conteúdos
Percentual de jovens que não estudam nem trabalham é o menor da série histórica, diz IBGE
Candidatos incluídos no Concurso Nacional Unificado devem enviar títulos até esta quinta-feira
The Town terá Green Day, Sex Pistols, Iggy Pop e Pitty em noite do rock em 2025
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.