O Conselho de Administração da Petrobras aprovou por unanimidade o nome de Jean Paul Prates para a presidência da estatal nesta quinta-feira (26), informam diversos veículos da mídia brasileira.
Com isso, a primeira etapa do processo após a indicação do líder brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, foi concluída com sucesso, e Prates comandará a petroleira de maneira interina. Ele ainda precisará passar pela análise da Assembleia de Acionistas, em reunião marcada para abril.
Para poder assumir a função, Prates renunciou ao cargo de senador também nesta quinta, uma semana antes do fim do mandato formal. O escolhido por Lula assume após a renúncia do ex-presidente Caio Paes de Andrade, que foi indicado ainda por Jair Bolsonaro.
Leia mais:
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
Clientes da 123miIlhas têm até esta terça (3) para pedir dinheiro de volta
Vinte mil aposentados já compraram passagens pelo Programa Voa Brasil
Anvisa aprova registro do primeiro medicamento para distrofia muscular de Duchenne
Prates tem 54 anos e é formado em Direito pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e em Economia pela PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio). Tem mestrados em Planejamento Energético e Gestão Ambiental pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e em Economia de Petróleo, Gás e Motores pelo Instituto Francês do Petróleo.
Ao longo de sua carreira política, o petista trabalhou em diversos órgãos e agências ligados a questões de energia e petróleo no governo federal - nos primeiros governos de Lula e no de Fernando Henrique Cardoso - e no seu estado, o Rio Grande do Norte.