Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tragédia

Família perde pai e cinco de seis irmãos por Covid-19 em Santa Catarina

Folhapress
13 mai 2021 às 17:37
- Rovena Rosa/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Covid-19 tirou a vida de cinco de seis irmãos em Ituporanga, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. As mortes ocorreram num intervalo de 39 dias entre o início de abril e de maio. Também morreu o pai por conta da doença.


Cecília Quadros de Almeida perdeu o marido, João Alci, de 70, e os filhos Maria Rosimara, 34, Antônio, 50, Zelirde, 45, João Ercio, 43 e José Joarez, 48.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na casa moravam só Cecília e João, mas os filhos iam ao local para cuidar dos pais. "Meu sogro e minha sogra necessitavam de bastante atenção, e os filhos se revezavam para cuidar deles, dar remédios, reparar", diz Viviane Regina de Almeida, viúva de João Ercio.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mãe da jovem denunciou

STJ não vê estupro em caso de menina de 12 anos que engravidou de homem de 20

Imagem de destaque
Entenda

Chegada de carro voador no Brasil esbarra em falta de lugar para pousar e decolar

Imagem de destaque
Entenda

O que é embolia pulmonar e por que o risco é maior durante voos

Imagem de destaque
Texto vai para votação

Isenção do IPVA para carros com mais de 20 anos de uso é aprovada pelo Senado


Abalada, a família tem agora como principal preocupação a matriarca, que perdeu todos os filhos que a cuidavam. "A única filha que sobrou ainda está doente de Covid. A dona Cecília ficou sozinha e está sendo reparada por vizinhos. É muito preocupante, pois ela não está lúcida. Não está bem", diz Viviane.

Publicidade


A primeira internação foi da caçula da família, a costureira Maria Rosimara. Ela foi levada ao hospital no dia 1 abril, quando a fila de espera por um leito de UTI em Santa Catarina contabilizava mais de 100 pessoas. Segundo o Hospital Bom Jesus, ela foi intubada enquanto aguardava o leito, mas não resistiu e faleceu no dia seguinte à internação.


Oito dias depois ocorreu morreu Antônio. O técnico de enfermagem morreu no Hospital Regional Alto Vale no dia 10 de abril. Antônio deixou a esposa, duas filhas e uma neta e esperava o nascimento do segundo neto.

Publicidade


A terceira morte na família foi a do patriarca João Alci. O motorista de caminhão aposentado chegou a ficar uma semana hospitalizado, mas não resistiu e morreu no dia 24 de abril.


Dez dias depois, no dia 3 de maio, morreu Zelirde. Cuidadora de idosos, ela era uma das filhas que dedicava mais tempo no cuidado de João Alci e Cecília e dividia a rotina entre a casa dos pais e o cuidado da própria casa, onde morava com esposo, filha e neto.

Publicidade


O quinto óbito na família ocorreu no dia 5 de maio. João Ercio era casado com Viviane e pai de um menino. Ele administrava uma empresa de refrigeração, onde o irmão Joarez, que foi o último irmão a morrer, também trabalhava. "Estou aqui tocando a empresa, tentando levar adiante. Não tem nem como processar tanta coisa", diz a viúva.


A morte de José Joarez ocorreu na manhã de terça-feira (11). O técnico em refrigeração estava hospitalizado havia 14 dias e respirava com o auxílio de um capacete respiratório. Segundo o Hospital Bom Jesus, a intubação foi evitada porque a equipe médica "percebeu que os demais irmãos, quando intubados, tiveram piora no quadro". Ele deixou a esposa e dois filhos, uma menina de 13 anos e um menino de 7 anos.

Publicidade


"É uma tragédia na nossa família. É muito triste. Nos criamos todos juntos como irmãos", diz a prima Marineiva Almeida.
Dos seis filhos de Cecília, apenas uma sobreviveu. Ela e a filha, Lucimara de Almeida, também tiveram Covid. Cecília foi a única que não precisou de internação. Já Lucimara recebeu alta, mas ainda recebe medicação e passa por supervisão médica.


Segundo Viviane, a família cuidava para evitar contaminação já que irmãos e pai apresentavam sobrepeso e diabetes. "As pessoas precisam respeitar essa doença. Ela é silenciosa e muitas vezes não traz sintoma aparente", diz.

Publicidade


"Os médicos muitas vezes nos mandaram pra casa porque a saturação estava boa e não faziam a tomografia. Aí o pulmão já estava tomado por pneumonia. Isso precisa ser revisto.


Ituporanga tem cerca de 25 mil habitantes e soma 53 óbitos por Covid. A prefeitura decretou luto oficial em solidariedade ao número de mortes dentro de um mesmo núcleo familiar.


"Toda a cidade ficou abalada. Não tem nem como descrever essa situação", disse Aline de Abreu Postais, secretária de Saúde do município.

"Isso não vai trazer [a família] de volta. Eu tenho que levantar, trabalhar igual e seguir em frente. Vou continuar em busca de respostas, mas para alertar e salvar outros, porque da nossa família, elas [as vidas] já se foram. Não vão voltar."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade