Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Temporada das baleias

Filhote de baleia-franca é encontrado morto na Praia da Joaquina, em Florianópolis

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
14 ago 2023 às 16:58
- Josiele Felli / R3 Animal
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma baleia-franca (Eubalaena australis) encalhou morta na Praia da Joaquina, em Florianópolis, no final da tarde deste domingo (13). Informações preliminares dão conta que se trata de um filhote. Na manhã desta segunda-feira (14) uma equipe técnica formada por médicos-veterinários e biólogos foi até o local fazer a avaliação, e o protocolo de atendimento a encalhes foi seguido. No local, foi feita a necrópsia para averiguar a provável causa da morte, assim como se houve interação antrópica.


É a primeira baleia-franca encalhada em Florianópolis encontrada em 2023. Nesta época do ano, as Francas partem da região Antártida e chegam ao continente sul americano para o parto e amamentação dos filhotes. Costumam ficar entre 3 e 4 meses na região. No Brasil, a presença das baleias-francas são frequentes em maior número em Santa Catarina. A chamada “temporada das baleias” vai de julho a novembro. As informações são da R3 Animal, que monitora o Trecho 03, na Ilha de Santa Catarina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


ASSISTA AO VÍDEO:


Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 26 de maio

Caixa abre inscrições para concurso público com salários de até R$ 14,9 mil

Imagem de destaque
Já fez seu jogo?!

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 135 milhões

Imagem de destaque
Manipulações proibidas

Tribunal Superior Eleitoral restringe uso de Inteligência Artificial nas eleições municipais de 2024

Imagem de destaque
AMAZÔNIA É A MAIS AFETADA

Área queimada no Brasil tem aumento de 248% em relação a janeiro de 2023


O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

Publicidade


O objetivo do PMP-BS é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.


O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A R3 Animal monitora o Trecho 03, na Ilha de Santa Catarina.


Mais informações em breve.


Imagem
No 'mês do cachorro louco', vacinar cães e gatos é a melhor escolha
Devido à agressividade na disputa pelo acasalamento, inclusive com possibilidade de brigas e mordidas, tempos atrás era comum realizar campanhas de vacinação antirrábica para cães.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade