Neste momento de isolamento social, quando todos estão mais conectados e parecem estar mais carentes, é necessário tomar cuidado para não cair em fake news ou em armadilhas cibernéticas. E uma dessas que viralizou recentemente toma emprestado uma marca de cerveja bastante admirada pelos brasileiros como isca para enganar os incautos.
A isca da vez, distribuída pelo aplicativo de conversas Whatsapp, é a suposta distribuição de quatro barris de chopp pela cervejaria Heineken. A mensagem não justifica o motivo da doação e é acompanhada de um link suspeito, levando o internauta, sedento de mais informações, a cair no conto do vigário virtual.
Também por meios virtuais, a cervejaria avisa que a mensagem trata-se de fake news e orienta os internautas a não clicarem no link.
Leia mais:
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
Clientes da 123miIlhas têm até esta terça (3) para pedir dinheiro de volta
Vinte mil aposentados já compraram passagens pelo Programa Voa Brasil
Anvisa aprova registro do primeiro medicamento para distrofia muscular de Duchenne
A Heineken® afirma que é falsa a promoção que está circulando via WhatsApp nos últimos dias. A recomendação da marca é não abrir o link. Abraço! 😉
Heineken Brasil (@heinekenbr) April 16, 2020
Também, já era de se desconfiar. Como consumir quatro barris de chopp neste momento de isolamento social, em que não podemos confraternizar com os amigos? #FiqueEmCasa
O golpe é semelhante a outro que circulou no início do isolamento social, época em houve falta álcool em gel. A fake news dava conta de que uma cervejaria distribuiria o produto gratuitamente para quem fizesse cadastro em uma página falsa.