Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Epidemia de fake news

Notícia falsa diz que cervejaria vai distribuir álcool gel para a população

Luís Fernando Wiltemburg - Redação Bonde
20 mar 2020 às 12:08
- Marcello Casal Jr./Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Se a proliferação de fake news já tem escalas astronômicas em condições normais, imagine em um período de pandemia, da qual a melhor prevenção é o isolamento? As preocupações em relação ao coronavírus criam um ambiente propicio para criação de notícias falsas, áudios mentirosos ou golpes cibernéticos.

Um desses golpes envolve o nome da gigante das bebidas Ambev. A mensagem falsa diz que a empresa vai distribuir gratuitamente mais de um milhão de unidades de álcool gel e dá um link para que os interessados supostamente procurem o ponto de distribuição mais próximo de casa. O link, entretanto, capta informações pessoais que podem ser usados para outros golpes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A mensagem tem sérios indícios de ser falsa. Em algumas, o autor diz que viu reportagem sobre a distribuição "hoje de manhã no Jornal Hoje”, notório noticiário vespertino da tevê aberta. O link para o suposto cadastro também não tem o nome da empresa e o site é bastante amador, não condizendo com a qualidade esperada de uma empresa daquele porte.

Leia mais:

Imagem de destaque
Após postagens de Elon Musk

Liberdade de expressão não é liberdade de agressão, afirma Alexandre de Moraes

Imagem de destaque
Entenda

Justiça nega pedido de exumação e traslado do corpo de Gal Costa; advogadas do filho vão recorrer

Imagem de destaque
1.256 mortes pela doença

Brasil tem mais de 3 milhões de casos de dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Entenda o caso!

Funcionária processa empresa por demissão, mas acaba pagando R$ 100 mil


Procurada, a assessoria de imprensa da Ambev confirmou a falsidade do link e esclareceu que a produção do alcool em gel que está sendo produzido será doado exclusivametne para hospitais públicos municipais onde há casos da doença. "Importante: Pessoas mal-intencionadas têm usado a pandemia do covid para aplicar golpes cibernéticos. Evite sempre clicar em links ou abrir anexos suspeitos”, alerta a nota da assessoria.

Após a chegada do Covid-19 no Brasil e antes mesmo da decretação de pandemia, uma corrida por álcool gel criou escassez do produto e provocou alta exagerada nos preços praticados por alguns estabelecimentos. Foi necessária a intervenção dos governos municipais e estadual, que passaram a notificar as lojas que praticam preços abusivos e a limitar a venda do produto por pessoas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade