Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
"Floresta + Sustentável"

Governo cria plano de ação para desenvolvimento florestal que entra em vigor em dezembro

Fabíola Sinimbú - Agência Brasil
17 nov 2023 às 11:00

Compartilhar notícia

- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério da Agricultura e Pecuária criou o Plano Floresta + Sustentável, que reúne as diretrizes para recuperação e uso sustentável das florestas do país. Publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (16), a política pública entra em vigor em 1º de dezembro.


Além de promover a recomposição florestal o plano também busca estimular as cadeias produtivas florestais e estruturar as políticas públicas voltadas para esse tipo de economia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Coordenadas pelo Departamento de Reflorestamento e Recuperação de áreas Degradadas, as ações incluem o plantio de florestas comerciais de produtos não madeireiros e a recuperação de áreas degradadas com a criação de sistemas agroflorestais, onde o solo é utilizado para plantio de árvores e de produtos agrícolas, ao mesmo tempo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Emoções estão por vir

Maior presente de Natal virá da cultura, diz Selton Mello sobre 'Compadecida 2'

Imagem de destaque
Câncer de colo de útero

Brasil está perto de alcançar a meta de vacinação contra o vírus HPV

Imagem de destaque
Cuidado com as pacientes

Saúde incorpora cinco procedimentos contra câncer de mama no SUS

Imagem de destaque
Inscrição custa R$ 50

Após polêmica, Marinha anuncia concurso com 800 vagas


Ainda estão previstas ações de apoio à regularização ambiental nas unidades de produção agropecuária, por meio de medidas que permitam a integração lavoura-pecuária e floresta. O desenvolvimento de bancos de sementes e viveiros também serão apoiados.

Publicidade


Imagem
Gaeco cumpre dois mandados em investigação de fraude em contrato de transporte escolar
Em Imbituva, no Sudeste do estado, o Ministério Público do Paraná, com apoio da Polícia Civil, cumpriu nesta sexta-feira,


O fortalecimento da agenda de desenvolvimento florestal deverá acontecer por meio de programas que estabeleçam a cooperação entre os diversos setores e atores envolvidos na recomposição e valorização da biodiversidade florestal.


O Plano Floresta + Sustentável deverá funcionar integrado a políticas públicas de outros órgãos, assim como dialogar com as ações de recuperação e manejo de florestas desenvolvidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).


O CAR (Cadastro Ambiental Rural), para os PRA (Programas de Regularização Ambiental) e de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), também estão contemplados nas ações de promoção dessas políticas públicas junto aos proprietários dos imóveis rurais, que terão ainda apoio para manutenção e recuperação das APPs (Áreas de Preservação Permanente) e proteção das áreas de Reserva Legal.


Imagem
Temporais destroem 5,1 mil postes em quatro meses no Paraná
Temporais que atingiram o Paraná entre julho e outubro deste ano destruíram 5,1 mil postes. O número é 250% superior ao mesmo período dos anos anteriores
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo