Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Categorias C, D e E

Motoristas têm até o dia 31de março para fazer exame toxicológico

Luciano Nascimento - Agência Brasil
22 mar 2024 às 16:15
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Termina no dia 31 de março o prazo para a realização do exame toxicológico dos motoristas das categorias C, D e E que têm carteira vencendo entre janeiro e junho. 


A Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) alerta que a não realização do exame é infração gravíssima, com multa de R$ 1.467,35 e perda de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O exame toxicológico de larga janela de detecção verifica o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas com análise retrospectiva mínima de 90 dias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mídia digital

Quase metade dos brasileiros evita notícias, indica relatório da Reuters

Imagem de destaque
2x São Paulo

Área queimada no pantanal em 2024 já é 54% maior do que em ano de destruição recorde

Imagem de destaque
Saiba mais

Estudo atesta eficácia de tratamento mais barato para AVC pelo SUS

Imagem de destaque
Pouca mudança

Enquadramento de homotransfobia como crime de racismo completa 5 anos com lacuna de dados


De acordo com levantamento da Senatran em 20 de março, 2,4 milhões de motoristas das categorias C, D e E, com CNHs válidas e vencidas, ainda não haviam feito o exame toxicológico em todo o país.

Publicidade


O órgão alerta que a infração pelo descumprimento do prazo estabelecido será verificada diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Detrans (Departamentos de Trânsito) estaduais e do Distrito Federal.


Imagem
Condutora de bicicleta fica gravemente ferida após ser atropelada na PR-444, em Arapongas
Uma mulher de 30 anos ficou gravemente ferida após ser atropelada por um carro na PR-444, em Arapongas (Região Metropolitana de Londrina), na manhã desta sexta-feira (22).


Na prática, isso significa que, após o trigésimo dia do vencimento do exame, o condutor já poderá ser multado, com a aplicação da pena a partir de 1º de maio. A penalidade será aplicada a todos os condutores das três categorias.

Publicidade


O condutor pode verificar se o seu exame toxicológico está em dia por meio do aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito). Basta acessar a área do condutor na CDT, clicar no botão “Exame Toxicológico” e verificar se o prazo está vencido.


Caso o exame esteja vencido, o motorista deve procurar um dos laboratórios credenciados a fim de fazer a coleta para realização do exame toxicológico.


A Senatran lembra que os condutores das mesmas categorias com a CNH vencendo entre julho e dezembro têm até 30 de abril para fazer o teste.


Imagem
Pela primeira vez, Brasil não atinge meta de crianças no ensino fundamental
Pela primeira em oito anos, o Brasil não alcançou a meta de ter 95% das crianças e adolescentes de 6 a 14 anos matriculadas no ensino fundamental
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade