Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Relembre

O que é vassoura de bruxa, que atingiu a produção do cacau no Brasil e aparece em 'Renascer'

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
06 fev 2024 às 22:00
- Divulgação/Globo
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A produção de cacau e florestas imensas do Sul da Bahia apareceram nas telas da TV nos últimos dias com a adaptação da novela “Renascer”, da TV Globo. A história trouxe temas ligados ao cultivo do fruto no Brasil, e a importância dessa produção para o desenvolvimento dos municíopios, principalmente na regiões Norte e Nordeste. 


Com uma primeira fase que se passa nos anos 1990, um termo muito falado na trama é “vassoura-de-bruxa”, uma praga que devastou as lavouras de cacau no início daquela década. De acordo com o professor Samuel Cunha, de Biologia do Colégio Marista Anjo da Guarda, “a praga é causada pelo fungo Moniliophthora perniciosa, que causa deformação e morte de cacaueiros e cupuaçuzeiros. As folhas e os galhos ficam secos, semelhantes a uma vassoura, por isso, a origem do nome”. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A importância da produção do cacau 

Leia mais:

Imagem de destaque
Sites e links falsos

Veja como não cair em fraudes ao doar para o Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
Medida temporária

Correios suspendem recebimento de roupas para envio ao Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
Unir forças

Governo Lula se inspira no TSE em ação contra fake news sobre tragédia no Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
Áreas essenciais

Ministério da Saúde infla equipes sem concurso e esconde lista de contratados


Os anos 1990 no Brasil representam o momento de redemocratização do país, período em que a produção de cacau foi importante para o desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste, conforme dados da ICCO (Organização Internacional do Cacau) e fornecidos pela Aipc (Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau). O Brasil ocupa o sexto lugar na lista, com uma produção de 273 mil toneladas em 2022, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Publicidade


Para o professor de História do Marista Escola Social Lucia Mayvorne, Carlos Gregório dos Santos Gianelli. “Assim como outras atividades agrícolas e extrativistas como a produção de cana de açúcar e borracha, a produção de cacau impacta diretamente no desenvolvimento da região. Desde a abertura de estradas, o crescimento de cidades, incentiva também a produção cultural do local, que consegue se estabelecer devido aos investimentos realizados que acabam impactando a vida das pessoas”.


Assunto em sala de aula


Recorrente tema em sala de aula e nos vestibulares, a produção de cacau pode ser tema de provas como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares. “O tema pode aparecer em questões tanto no contexto histórico da atividade, quanto na importância para o desenvolvimento geográfico da região”, reforça. 


Assim como nas aulas, os alunos também podem buscar fontes no audiovisual e na literatura. “Além da novela Renascer, a obra de Jorge Amado, Gabriela, Cravo e Canela também é ambientada na Bahia, produtora de cacau da década de 1920. Cruzando a história abordada no livro com o contexto histórico, é possível uma abordagem que mistura o lúdico da narrativa do livro com a história por trás do desenvolvimento da obra, todos esses elementos auxiliam os estudantes”, finaliza.


Imagem
Saiba o que muda na segunda fase da novela "Renascer"
A mudança de fase que marca a trama aconteceu ao longo do capítulo desta segunda-feira (5).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade