Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Estrategia de marketing

Procon-SP pede explicações do McDonalds por sumiço do McFish

Tamara Nassif - Folhapress
21 fev 2024 às 09:02
- Divulgação/McDonald's
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Procon-SP notificou o McDonald’s nesta terça-feira (20) pelo sumiço do sanduíche McFish, cuja campanha de relançamento levou a críticas nas redes sociais.


A gigante de fast-food terá de informar até quinta-feira (22) as quantidades produzidas e entregues do lanche de peixe empanado, as condições da oferta anunciada ao consumidor, quais razões levaram ao esgotamento do estoque e se há previsão de reestabelecimento do produto no cardápio fixo da rede.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O McFish, descontinuado pelo McDonald’s em 2019, foi relançado em 6 de fevereiro e esgotou em três dias. Mesmo quem comprou o sanduíche na pré-venda enfrentou dificuldades para resgatar o produto até a data final da campanha, no domingo (18). Em alguns casos, foi preciso marcar horário para retirar o lanche em restaurantes indicados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Saiba quais são as formas legais de acesso a Cannabis para uso medicinal no Brasil

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar

Imagem de destaque
Poxa, Chico!

Macaco entra em mercado, bebe cerveja, abre alimentos e é apreendido em SC

Imagem de destaque
Cuide-se

Em 115 dias, casos prováveis de dengue em 2024 chegam ao dobro do ano recorde

O Procon-SP espera que a rede explique como lidou com clientes que não conseguiram retirar o lanche, mesmo após a compra na pré-venda.

Publicidade


Além disso, espera detalhes sobre como os consumidores estão sendo atendidos e quais foram os canais de atendimento disponibilizados, "dentre outras informações relevantes para o entendimento da situação", segundo a nota enviada à imprensa.

Procurado, o McDonald's afirmou, em nota, que esclarecerá os pontos solicitados pelo Procon-SP.

Publicidade


De acordo com Roberta Campos, professora de marketing e comportamento de consumo na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), a empresa praticou o chamado "marketing de escassez" -isto é, quando a oferta limitada de um produto ou serviço gera desejo e senso de urgência nos consumidores.


"É usar um produto que era de nicho, mas muito nostálgico para um público pequeno, e criar uma dinâmica de antecipação", diz.

Publicidade


O problema é que a oferta não contemplou a demanda, e a rede de fast-food enfrentou queixas de consumidores que tentaram comer o sanduíche, mas não conseguiram.


Para advogados consultados pela reportagem, a falta do produto ofertado fere o Código de Defesa do Consumidor.

Publicidade


A situação pode ser enquadrada como publicidade enganosa, prática considerada abusiva, na leitura de Gabriel de Britto Silva, diretor jurídico do Ibraci (Instituto Brasileiro de Cidadania).


"Está claro o descumprimento da oferta. Quando há oferta e não há o cumprimento, há a possibilidade de o consumidor que se sentir lesado fazer com que o fornecedor a cumpra, até mesmo judicialmente."


Em nota, o McDonald's disse que, "na venda antecipada, a marca registrou números acima do esperado, que cresceram com a abertura das vendas oficiais, principalmente em São Paulo, e durante toda a campanha, a empresa solucionou as dúvidas dos consumidores via SAC e redes sociais e segue à disposição em seus canais oficiais".


A empresa afirmou que "reitera ainda seu respeito aos clientes e ao Procon e esclarecerá os pontos solicitados pela entidade dentro do prazo concedido".


Imagem
Motociclista de aplicativo é condenado por litigância de má-fé em processo contra posto de gasolina
Um entregador de aplicativo foi condenado a para uma multa de cerca de R$ 4 mil, após a Justiça do Trabalho ter rejeitado o vínculo de emprego com um posto de combustíveis que se utilizava de aplicativos para vender seus produtos
Imagem
OMS alerta para aumento de casos de sarampo no mundo
A OMS (Organização Mundial da Saúde) voltou a alertar para o aumento de casos de sarampo em todo o mundo. "Estamos extremamente preocupados com o que está acontecendo em relação ao sarampo"
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade