Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entenda

Proposta que proíbe casamento antes dos 16 anos entra na fase final

Agência Brasil
08 ago 2018 às 19:36

Compartilhar notícia

- Wilson Dias/Arquivo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A proibição do casamento de menores de 16 anos, em qualquer hipótese, foi aprovada nesta quarta-feira (8) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Hoje o casamento de menores de 16 anos só é admitido em caso de gravidez ou para evitar imposição ou cumprimento de pena criminal, já que ter relações sexuais com menores de 14 anos é crime, com pena que varia de 8 a 15 anos de reclusão.

Para sair do papel, o texto ainda precisa ser votado no plenário da Casa, para onde segue com pedido de urgência. Se aprovada na fase final, a matéria vai à sanção presidencial. Apesar de acabar com a possibilidade do casamento antes dos 16 anos, o texto em discussão mantém as outras normas em vigor hoje: casamento no Brasil só a partir de 16 anos completos, com autorização dos pais, ou livremente a partir de 18 anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O projeto é singelo, mas de um significado imenso para a proteção das nossas crianças, em especial das meninas. Com o casamento infantil, a menina perde a capacidade de tomar decisões por si mesma. O que ocorre, na maioria das vezes, é que ela deixa a escola, o que vai se refletir dramaticamente na sua capacidade de conseguir um emprego quando adulta, sem contar outras situações graves", destacou a senadora Marta Suplicy (MDB-SP), relatora da proposta na CCJ.

Leia mais:

Imagem de destaque
Emoções estão por vir

Maior presente de Natal virá da cultura, diz Selton Mello sobre 'Compadecida 2'

Imagem de destaque
Câncer de colo de útero

Brasil está perto de alcançar a meta de vacinação contra o vírus HPV

Imagem de destaque
Cuidado com as pacientes

Saúde incorpora cinco procedimentos contra câncer de mama no SUS

Imagem de destaque
Inscrição custa R$ 50

Após polêmica, Marinha anuncia concurso com 800 vagas


Histórico


Em junho, quando o texto foi aprovado na Câmara dos Deputados, a autora da proposta, Laura Carneiro (DEM-RJ), destacou que, no Brasil, cerca de 877 mil meninas casaram-se com menos de 16 anos.

"Elas são quase vendidas a seus abusadores na forma de casamento. A aprovação do projeto é um avanço extraordinário, aplaudido por todos os organismos envolvidos nos direitos da criança e do adolescente", afirmou a deputada.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo