A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Compdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil), informa o balanço das ocorrências registradas pelo órgão em decorrência das chuvas do final da tarde deste domingo (7). Até às 19h30 a central de emergência 199 contabilizou 21 ocorrências, sendo 15 quedas de árvores, quatro destelhamentos, um ponto de alagamento e uma enxurrada. Ambos na região sul da cidade.
O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) registrou índice de precipitação acumulada de 39,6mm entre às 17h e 19h. A cidade foi atingida por várias rajadas de vento, com pico de 38,5 km/h.
As equipes da Defesa Civil Municipal seguem realizando a desobstrução das vias e sinalizando todos os locais com queda de árvore. Uma residência localizada na região do centro cívico foi atingida por uma árvore. Ninguém se feriu. A equipe atendeu a ocorrência e prestou o primeiro atendimento à família.
Leia mais:
Concessão de rodovias no Paraná recebe quatro propostas; leilão nesta quinta
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Jornada da Agroecologia reúne 7 mil pessoas e reafirma luta por justiça ambiental
Posteriormente as demais equipes das outras secretarias da Prefeitura farão remoção dos troncos e galhos maiores.
Serviço (aplicativo 153 cidadão)
A Defesa Civil pode ser acionada através do telefone de emergência 199 ou pelo aplicativo 153 cidadão de forma rápida e gratuita. A ferramenta pode ser baixada através da loja de aplicativos do seu celular. Ele está disponível tanto para o sistema Android quanto para o iOS.
O aplicativo é o meio mais prático de acionar a Defesa Civil, e ainda permite o envio de imagem, o que possibilita um melhor atendimento de cada caso. Em caso de necessidade, acione a Defesa Civil pelo app ou ligue e informe o máximo de detalhes para que a ocorrência seja atendida de forma precisa.