Na área internacional, o grande destaque foi a Venezuela. O volume de vendas de cerveja naquele país aumentou 56,3% no primeiro trimestre de 2002 ante o mesmo período de 2001, neutralizando a queda de 8,4% registrada na Argentina. As principais razões para o bom desempenho da Venezuela foram a ampliação da distribuição direta, principalmente em Caracas, e o lançamento da Brahma Light, ocorrido no segundo semestre de 2001.
No segmento refrigerantes, a grande novidade foi o desembarque do Guaraná Antarctica na Espanha. O refrigerante chegou àquele país em março passado e, em apenas 15 dias, já se encontrava disponível em mais de 13 mil pontos-de-venda.
O lançamento do Guaraná Antarctica na Europa começou por Portugal, em julho do ano passado. Em novembro, o refrigerante chegou a Porto Rico e ainda em 2002 estará em novos mercados.
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Com o fechamento da aliança estratégica com Quilmes, a AmBev consolida a sua posição na América do Sul. No segmento de cervejas, sua participação passa de 41,9% para 50,1%. Em refrigerantes, a situação não é tão boa: a Ambev detém apenas 6% do mercado latino-americano.