A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), durante o primeiro semestre deste ano, efetuou um total de 54.709 atendimentos a consumidores. O número mostra um crescimento de 62,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
O total dos atendimentos diz respeito a orientações e reclamações, sendo que a maioria dos consumidores, 31.109, optou pela utilização do "Disque Procon" para obter as informações necessárias, enquanto no atendimento pessoal, 16.377 consumidores vieram à sede da Coordenadoria para solucionar problemas de consumo. Naim Akel Filho, coordenador do Procon, explica, no entanto, que o atendimento pessoal foi o setor que registrou o maior índice de desempenho com um aumento de 120% no comparativo a janeiro/junho de 2000.
Naim Akel diz que a adoção do turno único pela administração estadual fez com que fossem buscadas formas para melhor atender a população. "ôAssim, foi implementado um sistema mais rápido e eficiente que permite um pré-atendimento ao consumidor prestando informações ou o encaminhamento ao guichê específico no caso da reclamação."
Leia mais:
Dólar alto beneficia agronegócio, mas setor vê variação com ressalvas
IBGE: pobreza e extrema pobreza atingem menor nível no país desde 2012
Bolão de Araras leva R$ 74,7 milhões da Mega-Sena
Economia Solidária de Londrina lança linha de Natal nesta terça-feira
O coordenador acredita que o número de atendimentos possa ser ainda maior, uma vez que são registradas reclamações de diversas pessoas em nome de entidades e associações, mas cujo processamento no sistema é o de um atendimento.
Sendo uma área de crescente demanda na atividade econômica, o setor de serviços também apresenta essa tendência no atendimento ao consumidor. Esse setor fechou o semestre em primeiro lugar no número de atendimentos (18.814), principalmente referentes a telefonia fixa, escolas (particulares e faculdades) e prestação de serviços diversos, o que equivale a um crescimento de mais de 40% em termos comparativos ao mesmo período do ano anterior.
Em segundo, vem produtos com 10.568 atendimentos relativos a vestuário e acessórios e vendas de veículos. O terceiro ficou para assuntos financeiros, 8.968 atendimentos referentes a cartão de crédito e bancos, entre outros. Seguem-se habitação (4.503), saúde (1.807), consórcio (1.174) e alimentos (377). Além desses, 8.498 pessoas procuraram o Procon para obter informação e outros tipos de serviços que não dizem respeito a consumo.