Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
'Inovação e Empreendedorismo'

Bloqueios dos caminhoneiros e a chegada da inovação

Lucas V. de Araujo* - Colunista da FOLHA
14 nov 2022 às 08:45

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem tem boa memória, se lembrou de uma cena lamentável recentemente com os bloqueios

dos caminheiros em todo o país. Passados apenas quatro anos, vivemos novamente cenas

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

preocupantes com desabastecimento de itens de primeira necessidade, como remédios e

Leia mais:

Imagem de destaque
Londrina

Prazo para adesão ao Profis 2024 entra na reta final; contribuintes podem obter descontos de até 70%

Imagem de destaque
Desigualdade racial

Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros

Imagem de destaque
Inovação

Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação

Imagem de destaque
Especialista dá dicas

Mercado de trabalho em 2025: saiba o que será exigido de empresas e profissionais

combustíveis.

Publicidade


Assim como ocorreu em 2018, novamente nos questionamos da dependência excessiva do nosso

país pelo transporte rodoviário. Temo que mais uma vez fiquemos apenas na indignação e

Publicidade

poucas ou nenhuma ação concreta seja tomada.


Mesmo países em desenvolvimento como o Brasil, tem uma realidade melhor que a nossa há

Publicidade

muitos anos. Um bom exemplo é a Índia, com pouco mais de um terço da extensão territorial

brasileira, mas com um sistema de transporte de cargas e pessoas baseado na linha férrea e um

Publicidade

agravante: estão prestes a ultrapassar a China e se tornar o país mais populoso do planeta. Com

quase sete vezes a população brasileira e um poderio econômico semelhante ao nosso (Índia e

Publicidade

Brasil estão as dez maiores economias do mundo), é de se questionar por que eles conseguiram

e nós não mudar nossos meios de transporte.

Publicidade


O Brasil já teve um transporte ferroviário melhor. Não podemos nos esquecer que o Norte do

Paraná foi colonizado por meio de ferrovias, as quais eram o único meio de locomoção de

pessoas e cargas porque não existiam rodovias. A Rodovia do Café, atual BR-367 e BR-277,

que liga o Norte do Paraná a Curitiba, foi asfaltada em 1965. Tem esse nome porque foi

fundamental para o escoamento do grão para o Porto de Paranaguá. Hoje o mesmo porto recebe

outros grãos: soja e milho.


O meu leitor impaciente perguntaria: “Qual é a novidade disso tudo?”. Novidade é o foco aqui,

mas peço que as pessoas pensem nesses aspectos à luz da inovação. Por que passamos por

problemas até de desabastecimento se temos novas tecnologias a cada dia? Carros voadores

devem chegar nos próximos anos e dependemos de caminhões, muitas vezes em péssimo estado

de conservação, para termos comida em casa. Que ironia.


O fato de a inovação existir não significa que em breve estará ao nosso alcance. Depende da

vontade de vários atores. Um bom exemplo é a tecnologia para veículos elétricos. A base dela

foi criada há mais de um século!. Foram necessárias sucessivas crises energéticas, conflitos

internacionais com os principais produtores de petróleo do mundo e o aquecimento global para

que nações, empresas e pessoas aderissem à tecnologia dos veículos elétricos.


Não sou adepto de teorias da conspiração e tampouco de acreditar em planos diabólicos.

Contudo, é nítida a interferência de fatores políticos, notadamente em forma de lobby, e de

interesses escusos de corporações em postergar a chegada da inovação.


Certamente essa não é a única e nem a melhor explicação para o problema crônico de transporte

no Brasil, porém vale uma reflexão sobre as razões que impedem a mudança positiva em nosso

país. Torço para que não seja preciso ocorrer novos bloqueios e todos os problemas deles

decorrentes para que tomemos atitudes em prol da inovação ;)


*Lucas V. de Araujo: PhD e pós-doutor em Comunicação e Inovação (USP). Professor da Universidade

Estadual de Londrina (UEL), parecerista internacional e mentor Founder Institute. Autor de “Inovação em Comunicação no Brasil”, pioneiro na área.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo