O Brasil subiu uma posição no ranking dos países empreendedores, tendo passado do sétimo lugar em 2002 para o sexto no ano passado, segundo a pesquisa Empreendedorismo no Brasil feita pela Global Entrepreneurship Monitor, em parceria com o Serviço Nacional de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), divulgada nesta terça.
A pesquisa, realizada com 31 países, mede a disposição da população, seja individualmente ou em grupos, de criar um novo negócio ou empreendimento ou de expandir um já existente. O país que liderou o ranking de 2003 foi Uganda, com taxa de empreendedorismo próxima aos 30%. Venezuela, Argentina, Chile e Nova Zelândia separam Uganda do Brasil na lista.
A taxa de empreendedorismo no Brasil no ano passado foi de 12,9%, ou seja, 12,9% da força de trabalho está iniciando novos empreendimentos ou é proprietária ou gerente de empreendimentos com menos de 42 meses, segundo a metodologia da pesquisa. Pelo levantamento, 13,576 milhões de brasileiros são empreendedores, em uma força de trabalho de 104,958 milhões.
Leia mais:
Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025
Veja calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2025 proposto pelo governo federal
Bancos restringem oferta de empréstimo consignado do INSS
Prefeitura de Londrina vende mais quatro lotes da Cidade Industrial
Leia a matéria completa na edição desta quarta da Folha de Londrina